Aluguel é maior erro na declaração de Imposto de Renda, alerta contador

O prazo para entrega da documentação termina no dia 30
Por Romano Zanlorenzi e Hellena César
O prazo para a declaração do imposto de renda está acabando e a maioria dos brasileiros não conta com o auxílio de um profissional. Por isso, é preciso estar atento para evitar equívocos na hora da declaração.
De acordo com o contador Brian Soares, do escritório de contabilidade Audiconsul, o erro mais comum na hora do pagamento é a declaração de aluguel. Mesmo não sendo usufruído pelo proprietário, ainda é responsabilidade dele o acerto do imposto do local. O segundo erro mais comum é deixar de declarar os bens. A declaração deve ser de todo o patrimônio adquirido até a data do pagamento.
Outra falha cometida pela população é não declarar a conta bancária, que é essencial para a comprovação do valor de patrimônio pessoal. O pagamento do imposto de renda não é feito em cima de ganhos recentes ou quantitativos, mas, sim, de todo o patrimônio adquirido no ano. A ausência da declaração ao fisco de 2019 pode gerar multa que varia entre R$ 165,74 a 20% do imposto devido, podendo chegar a 300 mil reais.
O que vai mudar na declaração de 2019?
- O CPF dos dependentes é obrigatória, não importando a idade dos dependentes;
- A alíquota efetiva deve constar ao lado dos valores de impostos a pagar ou restituição a receber.
- É obrigatório informar os detalhes dos bens na declaração de IRPF 2019.