A prática da dança funciona como forma de expressão artística enquanto ajuda na saúde

Além de ser uma forma de arte, a dança também colabora para a prática de exercícios físicos
Por Giuliana Rossi
O Dia Mundial da Dança é comemorado em 30 de abril. A celebração engloba a dança como forma de expressão artística e marco profissionalizante de bailarinos, mas também pode ajudar na prática de exercícios físicos e autoconhecimento.
Para a bailarina do Teatro Guaíra, Glória Candemil, o balé muda sua vida diariamente. Glória conta que cada papel que já interpretou faz diferença na pessoa que é hoje. Ela ainda ressalta o trabalho que está por trás de cada espetáculo: “são seis horas de trabalho diárias para manter a técnica e ensaiar. Mas acima disso tudo tem o amor por essa arte linda e isso faz cada gota de suor valer a pena”.
Por outro lado, o ensaiador do Balé do Teatro Guaíra, Airton Rodrigues, conta que nem todas as partes da prática da dança são boas: “nem sempre é tão saudável. Dói, machuca, quebra, toma muito tempo de vida. É recompensador estar aqui, mas nos toma muito tempo. Tem benefícios incríveis e também tem a parte que não é boa, como qualquer outro trabalho, qualquer outra profissão”.
O crítico de arte, Júlio Mota, acredita que a diversidade do acesso à informação, assim como a massificação, faz com que o público esteja exposto às formas de dança mais presentes na mídia, e por isso são mais conhecidas e apreciadas.
Além de uma carreira profissional, a dança também pode colaborar para o conhecimento pessoal. A estudante de pole dance, Bruna Bastos, conta que faz aulas que misturam psicologia corporal com dança: “para mim, além dos benefícios mais claros como em questões de saúde e físicas, a dança envolve o conhecimento corporal e psicológico, proporcionando que você entenda a relação com o seu corpo de uma maneira que não costumamos fazer geralmente ou com outras atividades físicas”.
A estudante Adriane Joly já fez aulas de dança contemporânea, balé, jazz, sapateado e danças urbanas. “Eu amo o fato da dança conseguir envolver o corpo das pessoas com uma música de maneira harmoniosa, você consegue sentir e colocar seus sentimentos na dança sem precisar falar e as vezes até sem interagir com outras pessoas”. Para ela, a dança também melhora a saúde e representa um momento de relaxamento.