Casa Cor 2014: design dos sonhos

Evento de arquitetura e decoração acontece em Curitiba. Designer dá dicas de como valorizar ambientes pequenos.
Por Juliana Tauil
[slideshow_deploy id=’11460’]
A Casa Cor, o maior evento de decoração da América Latina, acontece no Paraná do dia 26 de agosto a 05 de outubro no antigo Cine Ribalta, em Curitiba. A mostra, que possui 25 franquias, sendo 19 nacionais e seis internacionais, reúne os maiores nomes do design, arquitetura e paisagismo.
Em sua 21º edição, a Casa Cor Paraná pretende inspirar, emocionar e transformar casas de acordo com o momento a partir do slogan Um olhar muda tudo. A exposição deste ano trata de moradas compactas, como lofts e studios. Entre os profissionais, Lílian Barbosa, designer de interiores, dá dicas de como incorporar elementos da exposição na decoração da própria casa, desde o planejamento até os últimos detalhes.
Antes de começar seu projeto
A designer Lílian Barbosa recomenda que, antes de planejar o ambiente, é importante listar o que realmente é necessário e o que não é. “Identificar seu estilo de vida, o tamanho do cômodo e o efeito que se deseja transmitir com a decoração também são tarefas essenciais”, afirma.
Tendência
O estilo retrô e as cores fortes como o azul Tiffany estão em alta para o verão, mas a tendência agora é a casa mudar de acordo com a estação do ano. “No inverno, muitos usam xales mais pesados, almofadas com pele, algo para aquecer a casa. No verão, tiram os xales e usam linho. A casa está mudando graças à facilidade de encontrar materiais e aos valores que diminuíram”.
[caption id=”attachment_11461″ align=”aligncenter” width=”600″] As cores vibrantes devem ser combinadas de acordo com a personalidade do cliente. | Foto: Juliana Tauil[/caption]
Composição
As peças macro, como armário, cama e sofá, devem ser as primeiras incorporadas no ambiente; e, após o cômodo estar pronto, acrescentam-se objetos de decoração menores, como adicional ao design. Para não destoar da proposta inicial, Lílian Barbosa aconselha a fazer um projeto que defina o estilo da pessoa e, assim, as peças decorativas serão o complemento.
Aumente seu espaço
Além de usar espelhos e cores claras, uma opção para o visual mais atrativo e aberto de um ambiente é utilizar móveis menos volumosos e que tenham linhas retas. Dessa forma, a circulação é livre e o trânsito não é obstruído. “As peças devem ser selecionadas de acordo com o local. Às vezes se tem o mesmo objeto, com a mesma função, mas que ocupa menos espaço. Isso dá a sensação de que o ambiente é maior”, comenta a designer.

“O luxo, hoje, é ter espaço para circular”, afirma Lílian Barbosa, responsável pelo Lounge da Casa Cor Paraná deste ano. | Foto: Juliana Tauil
Serviço:
Horário de Funcionamento:
26 de agosto a 05 de outubro
De Terça à Sexta das 15h às 21h
Sábados e Feriados das 13h às 21h
Domingos das 12h às 19h
Local: Antigo Cine Ribalta – Av. Munhoz da Rocha, 1.504 – Cabral – Curitiba – PR
Ingresso: Inteira: R$ 40,00 | Meia: R$ 20,00