Discussões sobre o futuro da mobilidade urbana marcam o Smart City Expo Curitiba

por Ana Lúcia Sonntag
Discussões sobre o futuro da mobilidade urbana marcam o Smart City Expo Curitiba

No último dia do evento, especialistas debateram sobre a modernização do transporte coletivo, para solucionar os crescentes problemas da gestão urbana


Por Ana Lúcia Sonntag | Foto: Divulgação/Marcos José Zablonsky

Entre os dias 22 a 24 de março, a capital paranaense recebeu a 4ª edição da maior feira de cidades inteligentes, que contou com diversas palestras e debates. Um dos temas levantados foi a modernização do transporte coletivo e as tecnologias para a mobilidade urbana no futuro. Para os especialistas, o futuro da mobilidade depende cada vez mais da sustentabilidade, e as soluções trazidas por eles são a mudança da matriz energética e a implantação de sistemas para a redução de poluentes. 

 Um dos especialistas que participou da palestra, Luiz Gustavo Comeli que é consultor de inovação do CWBUS, contou sobre sua experiência no evento e tratou de um ponto interessante. Ele diz que pouquíssimas pessoas procuram entender o ir e vir do cidadão, sendo que a mobilidade em si é o transporte de massa que movimenta boa parte da população no dia a dia. “Quando se discute de transporte coletivo, fala se pouco sobre a estrutura por trás”. 

Em entrevista com a arquiteta Olga Prestes, coordenadora de Transporte e Mobilidade junto à Diretoria de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, ela comenta sobre a estrutura da cidade em relação ao transporte público e planos futuros de inovação na cidade. “Curitiba tem uma tarifa comparada como a mais cara mas ninguém fala das integrações ‘. As inovações futuras buscam atrair mais passageiros de ônibus, porque permite maior integração e locomoção entre a cidade. 

Curitiba é reconhecida justamente pela inovação e sua mobilidade urbana. Na década de 70, o primeiro transporte rápido por ônibus foi implantado na cidade. O sistema de faixas exclusivas para ônibus ao longo dos eixos principais e a cobrança da tarifa nas plataformas, fez com que a cidade se tornasse modelo de transporte público ao redor do mundo. Mas a mobilidade precisa acompanhar as transformações e problemas da cidade. 

O governo do Paraná participou ativamente do evento que aconteceu no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui.  A cultura da inovação apresentada faz parte do plano do Estado de cidades cada vez mais inteligentes que conectem pessoas e tecnologias.

Foto: Praça Rui Barbosa, ponto referência que conta com mais de 55 linhas de ônibus 

Diminuição do número de usuários de ônibus

Em 2022, o número de passageiros registrados na cidade foi de 150,1 milhões, desses, sendo 62,9 milhões são dna região metropolitana. De acordo com o Comec (coordenação da região metropolitana de Curitiba) este número vem caindo há mais sete anos, uma diminuição de 28,1% usuários do transporte público. 

Nos últimos anos, tiveram mais motivos para que pessoas passassem a usar menos os ônibus, comosendo eles a pandemia do covid-19 e o aumento anual da tarifa, que esse ano foi de 9%. O aumento da compra de veículos próprios também é um fator determinante. Em 2021, o número de veículos privados registrados bateu recorde com 1,5 milhão, devido à redução redução de impostos sobre produtos industrializados e as linhas de crédito facilitadas.

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