Decisão da terceira fase da Copa do Brasil entre Santos e Coritiba terá torcida única

Jogos no Brasileirão e Copa do Brasil seguem com o modelo de torcida única por tempo indeterminado após ameaças de novos confrontos entre as torcidas
Por Mariana Aquino | Imagem via Divulgação/Coritiba
O jogo da volta da terceira fase da Copa Do Brasil não contará com a torcida do Coritiba na Vila Belmiro. Os torcedores foram proibidos de comparecer ao Estádio santista após decisão da CBF e dos clubes juntamente com o Ministério Público do Estado do Paraná. Esta decisão foi tomada após movimentações das torcidas pelas redes sociais e organização de objetos habitualmente utilizados em brigas antes do jogo em Curitiba. Este caso levantou a determinação de torcida única nos jogos entre Santos e Coritiba por tempo indeterminado, pela análise da DEMAFE esta foi a decisão necessária para a realidade enfrentada nos jogos entre os clubes.
O último jogo entre Coritiba e Santos pela Copa do Brasil foi marcado por um possível conflito entre as torcidas organizadas. As ameaças surgiram pelo confronto na Vila Belmiro entre Santos e Coritiba pela segunda rodada do Brasileirão, em que o time santista venceu o time paranaense por 2 a 1. Ao terminar o jogo, os torcedores se encontraram e brigaram em volta da Vila Belmiro.
No decorrer da semana do novo confronto entre os times começou a surgir vestígios de que haveria confronto marcado entre as torcidas organizadas. A Guarda Municipal de Curitiba (GMC) apreendeu mais de 100 cabos de enxadas e bastões em um terreno baldio ao lado da sede da Império Alviverde. Entretanto nada conseguiu ser comprovado e não houve presos ou denunciados.
Ao ser informada sobre o ocorrido, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) juntamente com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) decidiram que o confronto entre os times pela Copa do Brasil seria de torcida única. A van que transportava os torcedores santistas foi impedida de chegar à cidade de Curitiba. O jogo no Couto Pereira foi marcado somente com a torcida do Coxa. O próximo jogo da terceira rodada da Copa do Brasil contará apenas com a torcida santista na Vila Belmiro.
Os torcedores da torcida organizada Império Alviverde não quiseram se pronunciar sobre o assunto e a diretoria Santista emitiu uma nota sobre a possível confusão e seus posicionamentos em relação ao jogo possuir somente torcida única, segundo a nota o clube concorda juntamente com a diretoria do Coritiba em seguir a recomendação de torcida única dada pela CBF.
DEMAFE determina torcida única após conversa com os clubes e a CBF
O delegado da DEMAFE, Luís Castro, explicou: “O presidente do Santos e do Coritiba mandaram um documento solicitando torcida única jogo e em imediato remetemos ao Ministério Público, a mídia, a Polícia Federal do Paraná e para a CBF.”
Segundo o delegado, “o processo foi rápido, porque todos visualizaram as imagens do jogo e todos entraram em consenso de haver jogo de torcida única. a CBF foi extremamente favorável e ficaram sensibilizados pelas cenas de barbáries no jogo entre Santos e Coritiba na Vila Belmiro pela segunda rodada do Brasileirão”.
Ele acrescenta, “A partir do momento em que uma torcida tiver um posicionamento contrário ao nosso, sofrerá sanção de torcida única também. Tomaremos os mesmo procedimento caso haja briga em outros jogos.”
Coritiba venceu o primeiro jogo da decisão da terceira fase com gol de Alef Manga
O jogo foi definido por um pênalti não marcado para a equipe santista e uma boa atuação do atacante Alef Manga. Este marcou o gol da vitória aos 23 minutos do primeiro tempo . Além desses feitos, a partida seguiu tendo o goleiro do Santos sendo acionado várias vezes dando ao Coritiba posse de bola na maior parte do jogo. Com a derrota o Santos precisa vencer o Coritiba por dois gols de diferença para levar aos pênaltis e encaminhar a sua classificação para as oitavas de final.
O próximo confronto dos dois times pela definição da terceira rodada da Copa do Brasil será nesta quinta-feira (12) às 21:30 horário de Brasília, na cidade de Santos no Estádio da Vila Belmiro, o comando do jogo será do time santista e contará somente com a sua torcida.