Seleção feminina se prepara para a Copa América após primeira vitória do ano

por Mariana Aquino
Seleção feminina se prepara para a Copa América após primeira vitória do ano

Sem Marta, Brasil vence a primeira partida de 2022 e ganha confiança para a competição sul-americana

Por Mariana Aquino| Imagem via Lucas Figueiredo/CBF 

A seleção brasileira feminina de futebol prepara-se para a Copa América estimulada pela vitória conquistada na quinta partida que disputou neste ano. Há pouco mais de uma semana, as jogadoras garantiram um placar de 3 x 1 contra a seleção da Hungria, no estádio Pinaltar Arena, em San Pedro del Pinatar, na Espanha. Após três empates e uma derrota nos jogos anteriores, a técnica Pia Sundhage e o elenco brasileiro venceram, com boa atuação das atacantes Gabi Nunes e Bia Zaneratto.

O técnico da equipe de futebol feminino do Coritiba, Leandro Chibior, identifica a nova fase da seleção brasileira uma perspectiva mais técnica do que na anterior. Gosto muito do trabalho da Pia na seleção, que evoluiu muito com ela, principalmente no aspecto de tomada de decisão das atletas em campo”, afirma Chibior. “Uma equipe bem compacta defensivamente, e um time com bastante variedades ofensivas.”

O técnico ressalta que o Corinthians teve papel fundamental na formação de um dos principais destaques da seleção, Gabi Nunes. Segundo Chibior, a equipe corintiana é muito forte e faz um grande trabalho de evolução no futebol feminino brasileiro formando grandes atletas e auxiliando o elenco da seleção brasileira.  

Primeira vitória

A vitória brasileira por 3 a 1 foi marcada por duas técnicas mulheres no comando das seleções femininas.

Na Copa do Mundo de 2019, apenas nove de 24 seleções eram comandadas por mulheres. Em 2020 a Confederação Brasileira de Futebol divulgou que apenas duas mulheres treinavam os times femininos brasileiros, como a Ferroviária, que conta com oito mulheres na gestão do departamento de futebol feminino. Ao ter duas técnicas comandando as seleções no confronto entre Brasil e Hungria, cria-se maior visibilidade para o trabalho feminino no comando técnico de futebol.

O jogo foi marcado por bastante domínio brasileiro. As jogadoras foram superiores dentro de campo e puderam criar jogadas ensaiadas, o que levou ao primeiro gol da seleção brasileira. Após um cruzamento da atacante Adriana, Gabi Nunes encontrou a assistência para poder marcar e abrir o placar para a seleção brasileira. Aos poucos a Hungria foi tomando conta do jogo e começou a ter controle das ações. Porém, apenas aos 35 minutos a goleira Lorena, do Brasil, fez sua primeira defesa no jogo. 

No início do segundo tempo, o Brasil retomou o controle do jogo. Geyse saiu e entrou Bia Zaneratto, que marcou um dos gols da vitória brasileira, recebendo novamente a assistência da atacante Adriana. O terceiro gol  foi marcado novamente por Gabi Nunes, em uma jogada começada por Adriana. O que movimentou o segundo tempo foi o pênalti cometido por Ingryd ( que entrou no lugar de Angelina, lesionada) na jogadora húngara Zágor. Anna Júlia Csiki bateu o pênalti, fazendo o único gol húngaro da partida. 

Ambas as jogadoras brasileiras que marcaram os gols jogaram no Brasil nos times rivais paulistas, Corinthians (Gabi Nunes) e Palmeiras (Bia Zaneratto). A jogadora Marta, afastada dos amistosos por conta de ligamento cruzado no joelho esquerdo, fará cirurgia e estará disponível para a preparação para a Copa América, com a data de início para o dia 8 de julho de 2022.   

O próximo compromisso da seleção brasileira é contra a seleção da Suécia, no dia 28 de junho, na Friends Arena, em Estocolmo, focado na Copa América.

O cenário do futebol feminino paranaense

Segundo o técnico Leandro Chibior, o Coritiba está iniciando este ano o futebol feminino com o suporte da equipe do Imperial FC para as competições nacionais, e está trabalhando para que várias atletas com potencial possam ter uma comissão técnica engajada, colocando o Coritiba entre os melhores elencos femininos. 

O técnico diz  “ Qualquer competição é vitrine para as atletas, e elas precisam aproveitar esta oportunidade. E a preparação pelo que vejo, está sendo bem feita, tem profissionais qualificados dentro da comissão técnica, tem tudo para dar certo!!”. 

Autor