Frio e pandemia prejudicam arrecadação de doação de sangue em Curitiba

Hemepar,doação de sangue. Curitiba,06/06/2017 Foto:Venilton Küchler
Pandemia afeta o número de doações de sangue e, com a chegada do frio, Hemepar faz apelo pela alta demanda de transfusões.
Por Maria Luísa Cordeiro e Tayná Luyse |Foto: Venilton Küchler/Governo do Estado
Na última segunda-feira (14), foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que chamou a atenção para a urgência de doações. Com a pandemia da Covid-19, as coletas passaram para 100 bolsas por dia, conforme o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), além do mais com a chegada do inverno, 30% das doações caem e a necessidade de sangue para cirurgias não para.
A diretora-geral do Hemepar, em entrevista para a Secretaria do Estado do Paraná, avalia que não há desabastecimento de sangue no estado, mas é preciso trabalhar dentro do limite. Existe estoque para quatro ou cinco dias, por isso a importância da campanha e das doações – tanto de sangue como de medula óssea – em todos os períodos do ano.
A necessidade de coleta de sangue para atender a demanda em Curitiba e na Região Metropolitana, é de cerca de 180 bolsas por dia, mas as unidades paranaenses apresentaram redução de doadores na média de 50%. Em consequência disto, o banco de Sangue do Estado permanece em 40% abaixo do nível recomendado. A diretora-geral do Hemepar, Liana Labre, explica que a decorrência do aumento de acidentes de trânsito com traumas impulsionou a demanda nos últimos 40 dias.
Os tipos sanguíneos O+, O-, A-, A+, B+ e B- estão em falta, de acordo com o Hemobanco de Curitiba. Já os AB+ e AB-, permanecem em alerta, de acordo com o Hemobanco de Curitiba.
Ação solidária na capital
A campanha Doe Sangue pelo Esporte começou a ser promovida em 2003 pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Neste ano, foram contabilizadas 326 doações em dez dias, totalizando 146,5 litros de sangue doados. A cada doação coletada, quatro pessoas podem ser beneficiadas.
A campanha é voltada para atletas incentivados pela prefeitura de Curitiba, mas todos os interessados que possuam os requisitos básicos para doação podem participar. No ano passado, foram realizadas 494 doações de sangue.
Aqueles que doarem estarão concorrendo a camisas autografadas dos times Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná; camisas de futebol americano, bola de vôlei, camiseta de rugby, camisetas de vôlei de praia, camiseta do parabadminton e um kimono de judô. O sorteio será realizado dia 2 de agosto na página da Secretaria no Facebook. Os interessados poderão participar até o dia 31 de julho.
Vacinados podem doar
Quem já foi imunizado contra a Covid-19 pode fazer a doação de sangue regularmente, porém deve aguardar o prazo estipulado para cada tipo de vacina. A Astrazeneca e a Pfizer recomendam o período de sete dias após a aplicação para as pessoas doarem seu sangue. Já a Coronavac solicita o intervalo de 48 horas para a doação.
Doação de plasma
Pessoas que já tiveram a forma mais leve de coronavírus e que não demonstraram sintomas há 14 dias ou mais, podem realizar a doação de plasma para o tratamento de pacientes com infecções mais graves da Covid-19. É no plasma sanguíneo que se encontram os anticorpos, e por isso podem ser utilizados como tratamento de pessoas que se contaminaram com o vírus da covid-19 e apresentam formas graves da doença.
O paciente necessita esperar 45 dias do diagnóstico RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas de Covid-19. A coleta do plasma é feita apenas em Curitiba, assim como a produção do material destinado aos hospitais. É possível agendar a coleta no Hemepar, acessando aqui.
Para saber mais sobre a doação de sangue, acesse aqui
Seja um doador
O volume coletado na doação de sangue é em torno de 405 a 495 ml. As doações no Hemepar e no Hemocentro estão sendo realizadas a partir de agendamento online.
Os requisitos básicos para doar são:
- Boas condições gerais de saúde;
- Mínimo de 6h de sono;
- Idade entre 18 e 69 anos. Pessoas com 16 e 17 anos também podem doar, desde com o preenchimento de formulário de autorização;
- Pesar mais de 50kg;
- Estar bem alimentado, mas sem alimentos gordurosos;
- Levar documento oficial com foto
Acesse aqui e saiba mais.