Curitiba inicia imunização contra Covid-19 para novos grupos prioritários

por Giovanna Catapan
Curitiba inicia imunização contra Covid-19 para novos grupos prioritários

A vacinação abrange pessoas com Síndrome de Down, puérperas e gestantes todas com 18 anos completos ou mais

Por Giovanna Catapan |Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

https://www.instagram.com/explicopravoce/Curitiba iniciou, na última segunda-feira (10), a imunização de grávidas, puérperas (mulheres com bebês recém nascidos) e pessoas com Síndrome de Down, após a chegada de mais de 62 mil novas doses da vacina contra o coronavírus. Para tomar a vacina contra Covid-19, é necessário ter completos 18 anos ou mais. A vacina está disponível em 18 pontos de vacinação, que funcionam das 8h às 17h. Os grupos prioritários foram selecionados pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e seguem as orientações do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Com 3 meses de gestação, a advogada Raquel Lamb recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid no primeiro dia da nova fase da campanha. “Acredito que seja muito bom vacinar gestantes, pois estão em um grupo em que as complicações são mais recorrentes”, afirma Raquel. 

A advogada foi uma das primeiras brasileiras a receber o imunizante do laboratório norte-americano Pfizer, cujos contratos para a compra antecipada de 70 milhões de doses foram recusados pelo Governo Federal em setembro de 2020. Devido a essa recusa, apenas 1,628 milhão de doses da vacina chegaram ao Brasil, de um contrato que prevê a entrega de 100 milhões de doses até o terceiro trimestre deste ano. O imunizante deve ser refrigerado em uma temperatura abaixo da recomendada para a conservação das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, e por isso, as doses da Pfizer serão aplicadas somente nas capitais. “Achei [a vacina] Pfizer uma boa escolha, porque existem mais estudos a respeito dela do que de outras vacinas”, comenta Raquel.

Gestantes

As gestantes serão vacinadas em qualquer idade gestacional, basta ter 18 anos ou mais. É necessário apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular), o resultado positivo do teste de gravidez feito em laboratório ou a declaração médica que está disponibilizada no portal do CRM.

Puérperas

As puérperas que serão contempladas são as mães com bebês nascidos a partir do dia  25/03/2021. Pra serem vacinadas, as mães deverão apresentar a certidão de nascimento, ou a Carteira da Criança.

Síndrome de Down

Os portadores da síndrome de down devem apresentar declaração médica padrão do CRM.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba avisa que o imunizante é destinado a pessoas com mais de 18 anos. Quem se vacinou contra a gripe deve aguardar 14 dias para receber o imunizante contra o Coronavírus.

Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de residência com endereço válido de Curitiba.

Para evitar filas e facilitar o processo da vacinação, a secretaria pede que as pessoas preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde já, pelo aplicativo de celular ou pelo site da prefeitura.

Autor