Projeto de professores de colégio estadual dá dicas de estudo pelo Instagram

Com o fechamento das escolas devido a pandemia do Covid 19, alguns professores do colégio estadual Padre Arnaldo Jansen, localizado em São José dos Pinhais criaram uma forma diferente de manter a conexão com seus estudantes. A saída idealizada pela professora Soraya Trevisani, que leciona sociologia, foi criar uma conta no instagram para trocar ideias e dicas de estudos com seus alunos. O @descomplicando_aj é semanalmente agitado com postagens que vão de dicas de estudo até frases motivacionais para que seus alunos sigam seus estudos mesmo fora da sala de aula.
A ideia da professora de sociologia surgiu durante o período de pandemia “ eu comecei a consumir muito conteúdo de professores, aí pensei “o que será que tem pros alunos?”. Convidei algumas alunas e uma professora e conseguimos fazer” . Inicialmente, Trevisani almejava que seus alunos se envolvessem mais na criação de conteúdo, mas acabou que eles não abraçaram tanto a ideia. A escolha da rede social se deu, pois é mais usada pelos estudantes e proporciona maior interatividade.
A escola foi fundada em 1985 atende atualmente estudantes que cursam os ensinos médio e fundamental. Com a pandemia do Covid 19 , a escola foi fechada no dia 17 de março de 2020, e os estudantes acompanham as aulas de forma remota, via internet e transmissão televisiva realizada pela secretaria estadual de educação. Alguns poucos alunos que não tem acesso fácil a internet, podem buscar atividades na escola em dias específicos da semana.
Como forma de ensinar e se conectar aos alunos do colégio, a Carisma comunicações sob supervisão e acompanhamento dos moderadores da página no instagram, criou uma nova identidade visual para o projeto e vem desenvolvendo novos conteúdos que exploram as diversas ferramentas oferecidas pelo instagram, buscando engajar e criar maior interação junto aos seguidores da página. A ideia é também aumentar o canal de comunicação com outros estudantes e professores da rede pública de ensino do estado do Paraná.
Carisma Comunicação
Raissa Micheluzzi Ferreira, Rebeca Trevizani, Camila Acordi e Maria Vitoria Bruzamolin