LabCidades promove lives para discutir o impacto da Covid-19 nos centros urbanos

Especialistas foram convidados para debater mudanças sociais ocasionadas pela pandemia em diversos campos.
Por Ana Iamaciro e Gabriela Fontana
A pandemia de Covid-19 tem resultado em mudanças na rotina da maioria das pessoas nos mais diferentes aspectos, como lazer, mobilidade, trabalho e relações humanas. Para discutir o impacto da doença e do isolamento social nos centros urbanos neste ano de 2020, o Laboratório de Cidades da PUCPR promove nesta semana três lives com especialistas de áreas como urbanismo, cultura, saúde emocional, educação e direitos humanos.
Uma das coordenadoras do LabCidades, a professora Sylvia Leitão, ressalta que os estudos da relação entre a cidade em que vivemos e o cenário social são parte da natureza do laboratório. “A questão é pensar como a gente vai viver daqui para frente, depois desse período todo de isolamento, de distanciamento social”, diz Sylvia. Ela explica que as lives que serão transmitidas pelo Youtube da Escola de Belas Artes foram idealizadas a partir de uma reflexão interna e de uma pesquisa desenvolvida por estagiários e professores do LabCidades, e respondida pelo público externo.
Os entrevistados manifestaram percepções sobre os impactos da pandemia no mundo, nas cidades e nas casas. “A partir do cruzamento das respostas à pesquisa e de um mapeamento de grandes assuntos que estavam sendo enfatizados no noticiário, nós chegamos a alguns dos temas que serão aprofundados nas nossas lives”, conta Sylvia.
Para a professora Camila Teixeira, também coordenadora do LabCidades, as mudanças às quais a população mundial vem sendo submetida merecem uma reflexão aprofundada. “As pessoas começaram a mudar seu comportamento na cidade e as próprias casas se transformaram em suas ‘pequenas cidades’”, diz Camila. “É ali, nesse espaço particular, que elas passaram a realizar várias atividades que antes faziam na grande cidade.” Segundo a professora, o propósito dos debates sobre os impactos da Covid é discutir em que medida essas mudanças têm sido positivas e em que medida são negativas.
Confira a programação:
11/11 (quarta-feira): Cultura a serviço da vida – nossa saúde emocional e a nova relação com bens culturais.
Convidados:
Silvia Monteiro – Professora de Teatro da PUCPR, diretora de pesquisas e diretora artística da Confraria Cênica.
Luana Navarro – Artista visual e professora no curso de Jornalismo da PUCPR, desenvolve projetos com fotografia, vídeo, performance, leituras e textos.
Giseli Rodacoscki – Professora no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, é uma das psicólogas do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) na PUCPR.
Mediação: Professor Marcos José Zablonsky
12/11 (quinta-feira): Educação, casa e comunidade: o que a pandemia nos ensina?
Convidados:
Mario Celso Pasqualin – Professor de História e Sociologia, formado em Ciências Sociais e em Direito.
Daniele Saheb Pedroso – Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR.
Aline Cadena Von Bahten – Professora do curso de Medicina, assistente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Escola de Medicina na PUCPR, também trabalha em resgate pré-hospitalar na Ecovia Caminhos do Mar.
Mediação: Professora Lenise Aubrift Klenk
13/11 (sexta-feira): Cidade isolada, crise e a reconstrução pós pandemia.
Convidados:
Marlos Hardt – Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do curso de pós-graduação em Arquitetura da Paisagem da Escola de Belas Artes da PUCPR.
Jackson Bittencourt – Professor e coordenador do Curso de Economia da PUCPR.
Cézar Bueno – Sociólogo, professor do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR e também membro do Núcleo de Direitos Humanos da instituição.
Mediação: Professora Fernanda Paes de Barros Gomide
Todas as lives começam às 19h e têm duração prevista de uma hora. A transmissão será pelo canal do YouTube da Escola de Belas Artes.