Orquestra Experimental da PUCPR retoma atividades e prepara lançamento de vídeo

por Mariana Meyer
Orquestra Experimental da PUCPR retoma atividades e prepara lançamento de vídeo

Grupo artístico iniciou trabalho remoto em agosto e estreia seu primeiro vídeo no XVIII Revele Seu Talento – edição digital

Por Mariana Meyer | Foto: Acervo pessoal

A Orquestra da PUCPR, agora em formato online, terá seu primeiro vídeo lançado durante a live de celebração do festival “Revele Seu Talento”, que será transmitida no dia 9 de outubro, às 20h, pelo canal do Youtube da PUCPR. Em março deste ano, as atividades da Orquestra da PUCPR tiverem uma breve pausa diante do início da pandemia. Em agosto, porém, o grupo voltou à ativa em um formato diferente do habitual: com encontros remotos que visam a produção de material audiovisual.

Ativa desde 1993, a Orquestra da PUCPR – formada atualmente por 12 alunos, ex-alunos, músicos locais e, também, professores – é um grupo de música instrumental com um repertório diversificado.

Com o cenário atual da COVID-19 e a falta de perspectiva de retorno das aulas presenciais, os grupos artísticos da PUCPR tiveram que se adaptar ao modo online. A Orquestra Experimental não foi diferente. Os alunos que compõem o grupo, orientados por professores de música e uma equipe técnica, estão gravando vídeos de suas casas. As gravações estão sendo reunidas em uma única apresentação e serão divulgadas durante o semestre em eventos da universidade e, em seguida, disponibilizadas nas mídias sociais.

A música escolhida para a estreia da Orquestra Experimental da PUCPR após a pandemia foi “Don’t Stop Believin’”, da banda Journey. O maestro Aramis Mendes conta que a seleção dessa música em específico foi motivada por sua mensagem, tão apropriada para o atual cenário: “Escolhemos essa música porque, além de ser divertida, ela nos motiva a não perder a esperança, não deixar de sonhar, e achamos que pode se estender de forma geral nesses tempos tão difíceis”.

O maestro também explicou como é reger (neste caso, não-reger) uma orquestra de maneira remota. “Não há, obviamente, regência no sentido literal, somente direcionamentos e muitas correções depois de apreciados os vídeos, que são enviados semanalmente, até o músico atingir o entrosamento necessário para fazer a gravação final. Então, a parte de regência ficou mais como uma certa gerência, o que também acontece em circunstâncias normais”, esclarece.

Para Aramis, a importância de o projeto continuar, mesmo estando em circunstâncias limitadas no meio online, dá-se em três frentes: a manutenção do benefício para estudantes que são dependentes das bolsas de estudos, a possibilidade de os alunos desenvolverem suas atividades musicais mesmo em quarentena e a importância de a universidade manter sua relevância na produção cultural atual. “Afinal, cultura é vida. Literalmente!”, disse o maestro.

Baterista da orquestra, Samuel Lara conta que, apesar de ser um desafio tocar sozinho, o acompanhamento dos professores e o sistema das aulas tornaram a nova dinâmica possível e agradável. Samuel também ressalta a importância de a Orquestra ter voltado, mesmo com o cenário atual. “Extremamente importante essa volta, pois ela indica que a Orquestra continuou atuante e se reinventou apesar das dificuldades. Isso passa a mensagem de que a arte pode até passar por momentos difíceis, mas ela sempre dará um jeito de estar presente em nossas vidas de maneira significativa”.

O baterista revela que todos sentem muita falta de tocar juntos. “Na Orquestra, cada instrumento é apenas uma parte e o conjunto que é o todo. Então, sentimos falta desse todo”. Considerando a pandemia que tomou conta deste ano e que poderia ser fator para o cancelamento das atividades por tempo indeterminado, a volta da Orquestra Experimental da PUC mostra que é possível fazer arte mesmo em tempos de adversidade.

 

Festival “Revele Seu Talento” terá edição totalmente digital

O evento terá participação especial de Alexandre Nero e uma live transmitindo o show para o público

Devido ao cenário atual causado pela pandemia causada pela COVID-19, o “Revele Seu Talento”, festival de música realizado pela PUCPR desde 2002, terá a edição de 2020 em formato digital. O evento contará com uma live dia 9 de outubro para apresentar os finalistas com participação especial do cantor e ator Alexandre Nero.

O “Revele Seu Talento” é uma tradição na universidade, já tendo lançado nomes como Tiago Iorc no cenário musical nacional, além de oferecer para o público curitibano shows musicais gratuitos com participações de artistas renomados. A 18ª edição do evento começou selecionando os artistas que se inscreveram enviando seus vídeos no site oficial do evento, e que foram apreciados por uma banca especializada — tudo de maneira remota e digital, que é a proposta do evento neste ano.

A final, que, em edições passadas, promoveu um show gratuito para a audiência, agora virou uma live com cara de programa de auditório, comandado por Alexandre Nero, que também se apresenta musicalmente. Com todas as medidas de segurança, os vencedores se apresentarão, revelando seus talentos — um por vez e acompanhados de um trio musical que seguirá um protocolo de distanciamento. A plateia, que antes enchia o TUCA (Teatro da PUCPR), vai se transformar em um telão onde aparecerão os familiares e amigos dos finalistas, que acompanharão o evento de suas casas.

A live musical que vai apresentar os vencedores da 18ª edição do Revele Seu Talento acontece no dia 9 de outubro, às 20h, e será transmitida ao vivo do palco do TUCA, o teatro da PUC. O público em geral poderá acompanhar pelo canal oficial da PUCPR no Youtube:

 

Autor