Alunos de comunicação e artes passam a integrar equipe do Lab Cidades

por Gabriela Fontana
Alunos de comunicação e artes passam a integrar equipe do Lab Cidades

Em modalidade online, Lab Cidades retoma as atividades neste segundo semestre de 2020.

Por Gabriela Fontana e Ana Cláudia Iamaciro

Estudantes e professores do Laboratório de Cidades da PUCPR estão de volta às atividades remotas neste mês de setembro. O espaço, que é um centro de práticas multidisciplinares, passa a contar com alunos de todos os cursos da Escola de Belas Artes.

O laboratório produz pesquisas e estudos relacionados à mobilidade urbana, urbanismo e territorialidade, além de abrigar projetos sociais que auxiliam a comunidade vizinha da universidade. Criado em julho de 2016, o Lab Cidades manteve por quatro anos atividades desenvolvidas pelos alunos e professores de Arquitetura e Design. A novidade deste semestre é que alunos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Música e Teatro se juntaram à equipe de estagiários, supervisionados por professores de todas essas áreas. 

A professora de Urbanismo na PUCPR Sylvia Leitão, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas, é uma das coordenadoras da equipe do Lab desde o início. Ela diz que está animada com a possibilidade de trabalhar com estagiários de novos cursos e acreditar que o laboratório tem perfil para integrar diversas áreas da universidade. “Podemos tratar da saúde do cidadão, da formação, do ensino, dos direitos, podemos acolher todos da Politécnica para planejar as infraestruturas da cidade”, afirma. “É um ambiente muito amplo e a gente tem facilidade de trabalhar porque o tema da cidade já é naturalmente interdisciplinar.”

Assim como no primeiro semestre, o laboratório mantém o funcionamento na modalidade online, por conta do isolamento exigido pela pandemia de Covid-19. “A pandemia não nos segurou, pelo contrário, a gente deu um salto muito grande”, destaca Sylvia. Segundo a professora, a energia da equipe de professores não deixou a pandemia atrapalhar as atividades. 

A professora do curso de Design Camila Teixeira, mestre em Educação e uma das coordenadoras do Lab, afirma que é estimulante promover novas dinâmicas remotas, em pleno cenário de pandemia. Ela conta que se aproximou do laboratório pela afinidade que tinha com projetos relacionados à inovação social. “O Lab Cidades para mim é um laboratório de troca, de aprendizagem mútua, de desenvolvimento social e humanitário, do qual que tenho muito orgulho em participar”, afirma.

Luna Madsen, aluna do 2.° período do curso de Teatro da PUCPR, começou a participar do Projeto “Covid e a Cidade” do Lab Cidades há apenas alguns dias. Ela diz que sua maior motivação para se candidatar à vaga foi o interesse pessoal e as relações que o Lab oferece com o campo de estudo ao qual se dedica. “Como artista cênica em desenvolvimento, quando vi que o projeto tratava sobre a Covid e os impactos na cidade, pensei imediatamente em como a cultura está sendo afetada. A oportunidade do estágio se juntaria com meu interesse em produção e vi que a vaga necessitava um pouco disso”, conta.

Para Luna, a integração dos cursos é uma oportunidade de aprendizado. “Eu sou do teatro, mas estou fazendo matérias de jornalismo”, afirma. “Estudando, eu vejo como podemos aprender muito para nossa própria profissão com o estudo dos outros e suas experiências pessoais, porque isso forma um diálogo que pode inspirar muitas pessoas.”

A estudante do último ano de Arquitetura e Urbanismo Sofia Franch também iniciou as atividades neste semestre e conta que a oportunidade de trabalhar remotamente é um diferencial. “Não estou em Curitiba, então fica complicado de arrumar estágio”, explica. “Por mais que existam muitas ofertas de estágio online, eu ficava meio insegura, mas essa vaga da PUC, como está dentro da instituição, é confiável, então achei uma ótima opção.”

Recém-formado pela PUCPR, o arquiteto e urbanista Jonathan Tortato participou do Lab Cidades a partir do convite da professora Sylvia e atuou desde o final de 2017 até a metade de 2019. “O projeto de concepção do Laboratório ainda estava dando os seus primeiros passos e a divulgação não era tão aberta, pois a equipe era composta majoritariamente por professores de Arquitetura e Urbanismo e Design”, afirma. Ele conta que atuou em diversos projetos, com destaque ao Projeto Vizinhança, e que a experiência foi importante na sua formação. “As pessoas, os alunos e os professores são o que levo comigo de fato. Todo o contato, as conversas, as discussões e os apontamentos me fizeram evoluir não só como arquiteto, mas sim como pessoa”, relembra.

A partir da experiência que teve, o arquiteto aconselha aos novos integrantes de não ver esta experiência como uma simples oportunidade de validar algumas horas de estágio. “Se entregar e fazer do tempo no laboratório tempo de aprendizado. Escutar acima de tudo. E aproveitar, porque garanto que a saudade vai vir à tona quando esta experiência acabar.”

 

 

O Laboratório de Cidades é um espaço de aprendizagem da Escola de Belas Artes da PUCPR voltado às ações comunitárias, ao ensino continuado, ao planejamento e aos projetos urbanos, com forte dedicação aos fatores sociais e ambientais. Com respaldo de uma multidisciplinaridade ímpar, os projetos atendem demandas da cidade e da sociedade, com o objetivo maior de promover cidadania.

O que é o Lab Cidades?
O Laboratório de Cidades é um espaço de aprendizagem da Escola de Belas Artes da PUCPR voltado às ações comunitárias, ao ensino continuado, ao planejamento e aos projetos urbanos, com forte dedicação aos fatores sociais e ambientais. Com respaldo da multidisciplinaridade, os projetos atendem demandas da cidade e da sociedade, com o objetivo de promover o exercício da cidadania.

Acompanhe as atividades e projetos do Lab Cidades pelo Instagram @labcidadescwb.

 

Autor