Série “Lives Inumeráveis” no Instagram presta homenagem às vítimas do coronavírus

por Leticia Fortes Molina Morelli
Série “Lives Inumeráveis” no Instagram presta homenagem às vítimas do coronavírus

As transmissões ao vivo contam com a participação de figuras influentes, criadores e voluntários do projeto 

Por Letícia Fortes

A série “Lives Inumeráveis”, iniciativa mais recente do projeto Inumeráveis, tem como objetivos contar e celebrar as histórias do Memorial. Criada pelos próprios colaboradores, a ideia dos “Saraus Inumeráveis” é reunir figuras influentes e voluntários do projeto para aumentar a divulgação e reconhecer o esforço e dedicação daqueles que têm trabalhado para impedir que as vítimas do novo coronavírus caiam no esquecimento.

A quarta edição das lives com convidados será realizada nesta quarta-feira (17), às 21h, contando com a presença de Aline Midlej, jornalista e apresentadora da Globo News. Com o lema “Não se pode fazer invisível a vida que está sendo celebrada”, o intuito é dedicar pelo menos uma live para a leitura dos memoriais agrupados em cada letra do alfabeto, percorrendo a história das vítimas de A a Z.

Já os saraus com a participação de voluntários do projeto são realizados todas as segundas-feiras, às 21h. Em cada live, cinco a sete colaboradores são convidados para ler a história que mais lhes emocionou, compartilhando os detalhes dos processos de apuração, escrita, revisão e entrevista com os familiares da vítima. Na última segunda-feira (15), a atriz e ativista Gabriela Veiga foi a mediadora do sarau com os voluntários.

A colaboradora Rayane Urani, que mediará a live com os voluntários na próxima segunda-feira (22), avalia positivamente a iniciativa dos saraus. “Essa é uma oportunidade linda de a gente compartilhar com o mundo tudo o que temos aprendido e vivenciado aqui, no Inumeráveis”, afirma Rayane.

Para participar, basta que o colaborador sinalize interesse ao mediador, solicitando participação na própria live. Toda noite, são convidados 5 a 7 voluntários para ler a história que mais as emocionaram escrever e contar um pouco sobre o processo. Todos os saraus são abertos ao público e transmitidos pelo perfil do Projeto Inumeráveis via Instagram (@inumeraveismemorial).

Os estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR também estão colaborando para reunir e redigir textos em memória das vítimas da Covid-19 no Brasil. Algumas das histórias ouvidas e escritas pelos estudantes podem ser acessadas pelos seguintes links:

Homenagem a Adipe Miguel Júnior

Homenagem a Bianor de Brito Reis

Homenagem a Eduardo Alfredo Pimentel da Silva

Homenagem a Feliciano Evangelista dos Santos

Homenagem a Leonardo Farley

Homenagem a Solon Pereira Lopes Ferreira

Homenagem a Valdeci Buono

 

 

Autor