Série “Lives Inumeráveis” no Instagram presta homenagem às vítimas do coronavírus

As transmissões ao vivo contam com a participação de figuras influentes, criadores e voluntários do projeto
Por Letícia Fortes
A série “Lives Inumeráveis”, iniciativa mais recente do projeto Inumeráveis, tem como objetivos contar e celebrar as histórias do Memorial. Criada pelos próprios colaboradores, a ideia dos “Saraus Inumeráveis” é reunir figuras influentes e voluntários do projeto para aumentar a divulgação e reconhecer o esforço e dedicação daqueles que têm trabalhado para impedir que as vítimas do novo coronavírus caiam no esquecimento.
A quarta edição das lives com convidados será realizada nesta quarta-feira (17), às 21h, contando com a presença de Aline Midlej, jornalista e apresentadora da Globo News. Com o lema “Não se pode fazer invisível a vida que está sendo celebrada”, o intuito é dedicar pelo menos uma live para a leitura dos memoriais agrupados em cada letra do alfabeto, percorrendo a história das vítimas de A a Z.
Já os saraus com a participação de voluntários do projeto são realizados todas as segundas-feiras, às 21h. Em cada live, cinco a sete colaboradores são convidados para ler a história que mais lhes emocionou, compartilhando os detalhes dos processos de apuração, escrita, revisão e entrevista com os familiares da vítima. Na última segunda-feira (15), a atriz e ativista Gabriela Veiga foi a mediadora do sarau com os voluntários.
A colaboradora Rayane Urani, que mediará a live com os voluntários na próxima segunda-feira (22), avalia positivamente a iniciativa dos saraus. “Essa é uma oportunidade linda de a gente compartilhar com o mundo tudo o que temos aprendido e vivenciado aqui, no Inumeráveis”, afirma Rayane.
Para participar, basta que o colaborador sinalize interesse ao mediador, solicitando participação na própria live. Toda noite, são convidados 5 a 7 voluntários para ler a história que mais as emocionaram escrever e contar um pouco sobre o processo. Todos os saraus são abertos ao público e transmitidos pelo perfil do Projeto Inumeráveis via Instagram (@inumeraveismemorial).
Os estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR também estão colaborando para reunir e redigir textos em memória das vítimas da Covid-19 no Brasil. Algumas das histórias ouvidas e escritas pelos estudantes podem ser acessadas pelos seguintes links:
Homenagem a Adipe Miguel Júnior
Homenagem a Bianor de Brito Reis
Homenagem a Eduardo Alfredo Pimentel da Silva
Homenagem a Feliciano Evangelista dos Santos
Homenagem a Solon Pereira Lopes Ferreira