Estudantes de Jornalismo da PUCPR colaboram com memorial dedicado a vítimas da Covid-19 no Brasil

O objetivo é contar as histórias desses brasileiros para que não sejam lembrados apenas como números
Por Guilherme Araki e Letícia Fortes | Foto: Mariana Alves
Estudantes de jornalismo da PUCPR estão colaborando para reunir e redigir textos em memória das vítimas da Covid-19 no Brasil. Parte da equipe do projeto Fatos Narrativas Midiáticas – a redação experimental do curso – participa do projeto “Inumeráveis”, que tem a intenção de evitar que pessoas mortas em decorrência do coronavírus se tornem apenas estatística. “Não há quem goste de ser número. Gente merece existir em prosa”. É como o artista Edson Pavoni apresenta a plataforma digital.
Para alcançar essas histórias em todo o país, o projeto conta com a participação de voluntários, jornalistas e estudantes de jornalismo, que buscam ouvir familiares e amigos das vítimas que desejam colaborar. Parte do trabalho também é feita pela equipe do projeto, que conta com pesquisadores, escritores, checadores e revisores. Os textos se estruturam em tom poético, rompendo com a frieza com a qual nos acostumamos a observar notícias sobre mortes.
“Em 2020, o mundo vem sendo duramente atingido pelo coronavírus. Como em todas as pandemias, pessoas tornaram-se números. Estatísticas são necessárias. Mas palavras também”, diz o texto que apresenta a proposta no site. “Se nem todas as vítimas tiveram a chance de ter um velório ou de se despedir de seus entes queridos, queremos que tenham ao menos a chance de terem a sua história contada. De ganharem identidade e alma para seguir vivendo para sempre na nossa memória.”
O memorial, que surgiu no fim de abril, não possui previsão de data para deixar de ser atualizado, afinal, o número de mortes em decorrência do coronavírus segue alto. Desde o início da pandemia foram registradas oficialmente mais de 44 mil mortes, número que sobe todos os dias.
Algumas das histórias ouvidas e escritas pelos estudantes de jornalismo da PUCPR podem ser acessadas pelos seguintes links:
https://inumeraveis.com.br/valdeci-buono/
https://inumeraveis.com.br/leonardo-farley/
https://inumeraveis.com.br/bianor-de-brito-reis/
https://inumeraveis.com.br/solon-pereira-lopes-ferreira/
https://inumeraveis.com.br/eduardo-alfredo-pimentel-da-silva/
https://inumeraveis.com.br/adipe-miguel-junior/
https://inumeraveis.com.br/feliciano-evangelista-dos-santos/