Paraná duplica casos de Covid-19 em uma semana

Estado chegou a registrar mais de 100 casos de Coronavírus diariamente.
Por Allanis Menuci e Noel Junior | Foto: Banco de Imagens Canva
O Paraná registrou até esta quarta-feira (27) 3.512 casos de Covid-19. O número representa o dobro do registrado há uma semana, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. Curitiba chega a 40 mortes com confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. A cidade de Londrina teve um aumento de pelo menos 80 casos na última semana, bem como Cascavel. As duas cidades paranaenses passaram a casa dos 200 casos de pacientes contaminados por Coronavírus, com 317 e 286, respectivamente. Por outro lado, Curitiba contabilizou 975 casos nesta quarta-feira (27) liderando o número de confirmados no estado do Paraná. Além disso, 218 dos 399 municípios já contam com pelo menos uma pessoa infectada. Em relação à ocupação dos leitos de UTI, o estado se encontra bem ao ser comparado com outras unidades federativas no Brasil. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a ocupação de leitos adultos em UTI é 38%, enquanto os leitos infantis estão 16% ocupados. Uma pesquisa realizada pela PUCPR indica que o Paraná é o estado com a menor taxa de crescimento do coronavírus no país.
O Paraná passa pelo oitavo dia com mais de 100 casos em 24 horas. O índice de mortalidade é de 4,5% de óbitos e as mortes passam de 6 por dia entre pacientes com a suspeita ou confirmação de Covid-19. O Estado, porém, ainda tem o quarto menor índice de mortalidade por milhão, com taxa de 1,4 , enquanto a do país é de 11,2. Totalizando 159 casos confirmados de óbitos até está terça (26), o estado estava na quinta posição até então. Mesmo com esse aumento, os números de mortes se mantêm em uma trajetória regular.
Em pronunciamento transmitido pela Prefeitura de Curitiba nesta quinta-feira (27) – realizado diariamente para atualizar o panorama de casos de Covid-19 na capital – a médica infectologista Marion Burger disse que o melhor momento para a realização de testes e exames para o Covid-19 é no terceiro dia após apresentação de sintomas. Ela confirmou o registro de mais uma morte por coronavírus na capital, ocorrida nesta terça-feira (26) e novos 20 da doença. A médica ressalta a importância do isolamento social para a redução de casos, mesmo com o Paraná sendo um dos estados com a menor taxa de mortalidade no país e com menor índice de infecção.
Para mais informações atualizadas sobre o Coronavírus no Paraná e nas principais cidades do estado, acompanhe o boletim diário no Instagram da @redecomunicare.