Geada prevista para esta quarta e quinta piora condição de moradores em situação de rua

Prefeitura acolhe 646 pessoas na noite mais fria da Ação Inverno. Foto: Ricardo Marajó/FAS
Na madrugada desta terça-feira (26) 656 pessoas foram acolhidas em Curitiba pela equipe da FAS, em operação de inverno Prefeitura Municipal
Por Vanessa Guimarães | Foto: Ricardo Marajó/FAS
Os moradores em situação de rua enfrentam a chegada do frio em Curitiba, que tem previsão de geada para as manhãs desta quarta (27) e quinta-feira (28). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura mínima deve ser de 4 graus Celsius.
A Prefeitura Municipal realiza desde o dia 15 deste mês a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, que intensifica os atendimentos à população de rua nesta época do ano. Na madrugada desta terça (26), foram acolhidas pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS) 646 pessoas em situação de rua, número maior do que na comparação com o dos que estavam nos abrigos do município no último fim de semana – cerca de 600 abrigados.
Durante o atendimento, 269 pessoas procuraram o serviço municipal voluntariamente. Apesar de propostas de acolhimento, 63 pessoas, de um total de 118 abordagens, recusaram ser encaminhadas para estruturas de acolhimento. Pedidos de atendimento podem ser feitos pelo telefone 156 e diretamente para as 14 equipes da FAS que percorrem a cidade.
A ação social que monitora os moradores em situação de rua procura colaborar com a prevenção ao novo coronavírus nas camadas vulneráveis da população. De acordo com as autoridades de Sáude, há mais possibilidade de contaminação em temperaturas mais baixas. As unidades da FAS adotam procedimentos de higienização básica e oferecem roupas, camas e cobertores. Durante a semana, o horário de acolhimento será ampliado de 18 horas para 24 horas, por conta das previsões de continuidade do frio.