Abril é o mês com maior número de casos de Covid-19 no Paraná até agora

por Allanis Bahr Menuci
Abril é o mês com maior número de casos de Covid-19 no Paraná até agora

Entrega de mil máscaras faciais produzidas pelo FabLab do Cajuru para a Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba, 06/05/2020. Foto: Luiz Costa /SMCS

Municípios do estado registraram 83 mortes apenas no mês passado

Por Allanis Menuci e Julia Mello / Foto: Luiz Costa – SMCS

Desde que o monitoramento da Covid-19 começou no Brasil, abril registrou o ápice do número de casos no Paraná. O estado representa 1,46% dos registros do país. De 1.º a 30 de abril houve um aumento de 1.183 casos do Coronavírus no Paraná, sendo 505 a mais apenas em Curitiba. Cidades do Norte do estado, como Londrina e Maringá, registraram  75 e 49 novos casos, respectivamente, apenas no mês passado. Cascavel teve 76 novos casos confirmados, enquanto Foz do Iguaçu teve seu número de casos confirmados quadruplicado entre o primeiro e último dia do mês. Paranaguá, que não possuía nenhum caso no início de abril, concluiu o mês com 16 vítimas confirmadas.

Em 30 de abril, o número de confirmados no Paraná chegou à casa dos mil, contabilizando 1.704 testes positivos – dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Na última quinta-feira (30), o estado registrou 59 novos casos da Covid-19, sendo alguns deles nas principais cidades do Paraná.

 

De acordo com o informe epidemiológico do Paraná, o mês de abril terminou com um total de 604 casos confirmados em Curitiba, 16 em Paranaguá, 101 em Londrina, 59 em Maringá, 86 em Cascavel e 47 em Foz do Iguaçu. Até o dia 30/04, a capital paranaense teve 23 óbitos. Já a principal cidade do litoral do Paraná e Foz do Iguaçu contaram com 2 mortes cada, enquanto Londrina contabilizou 13 vítimas da Covid-19. Por fim, Maringá teve 5 óbitos e Cascavel 4. 

A taxa de mortalidade do Coronavírus no estado passou de 1,3% para 6,2%. Por serem grupo de risco, os idosos dominam o número de óbitos no Paraná, sendo de 69,2 anos a faixa etária média de morte pela Covid-19. Por outro lado, os adultos são os que mais se contaminam: a média de idade das pessoas contaminadas é 45,9 anos. O número de contaminados em relação ao sexo dos pacientes  está equilibrado, apesar de a maioria dos contaminados serem do sexo feminino(51%). A lotação dos leitos disponibilizados para tratamento de pacientes do Coronavírus, o que preocupa a maioria dos estados brasileiros, ainda não chega a índices alarmantes no Paraná. Até 30 de abril, havia nas instituições hospitalares paranaenses um relativo equilíbrio em comparação com outros estados. O Paraná tinha até então 29% dos leitos adultos e 14% dos infantis ocupados.

Em uma live realizada pela Prefeitura de Curitiba na última terça-feira (5), a médica infectologista Marion Burger garantiu que a situação na capital paranaense está controlada. Mas ela relata que a Urbs, empresa responsável pelo sistema de transporte público em Curitiba, registra um aumento significativo de pessoas acima de 60 anos – o principal grupo de risco – nos ônibus e nas ruas da cidade. “Não é porque a situação está em controle que a gente pode sair pela rua”, diz a infectologista. Além disso, ela ressalta que não há previsão para a situação voltar ao normal em Curitiba e que há de se esperar como será o comportamento do vírus entre os dias 15 e 20 de maio.

Apesar de o número de infectados estar controlado no cenário estadual, a recomendação do Ministério de Saúde segue sendo  para que as pessoas permaneçam em casa sempre que possível e, ao sair, usem máscaras e álcool gel. No caso de algum dos sintomas (febre, tosse seca, incômodo na garganta) e suspeita de contaminação, é recomendável procurar um posto de saúde mais próximo de casa ou até mesmo entrar em contato com algum hospital ou médico para buscar orientações. Abaixo seguem alguns postos de saúde e hospitais nas principais cidades do Paraná que estão atendendo pacientes com suspeita de Covid-19:

Cascavel

– USF CATARATAS – RUA ASCELINO DE ALMEIDA, 324

– USF JUVINOPOLIS – RUA TRES MENINAS S/N DISTRITO JUVINOPOLIS

Curitiba

– UMS SANTA FELICIDADE – VIA VENETO, 10, SANTA FELICIDADE

– UMS BOM PASTOR – RUA JOSÉ CASAGRANDE, 220, VISTA ALEGRE

– UMS WALDEMAR MONASTIER PSF – RUA ROMEU BACH, 80, BOQUEIRÃO

Foz

– UBS MORUMBI III – RUA CLÁUDIO COUTINHO, 1400, MORUMBI II

– UBS JARDIM CURITIBANO – RUA SÍLVIO AMÉRICO SASDELLI S/N, JARDIM LANCASTER I

– UBS TRÊS BANDEIRAS – RUA JOSÉ SOARES DE ARAÚJO, 568, TRÊS BANDEIRAS

Londrina

– UBS SAO LUIZ – AVENIDA DOM PEDRO II, 233, SAO LUIZ

– CENSE I LONDRINA – RUA JOEL BRAZ DE OLIVEIRA, 103, JARDIM PEROLA

– UBS VILA CASONE – AVENIDA DEZ DE DEZEMBRO, 580, VILA CASONE

Maringá

– UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE TUIUTI – RUA CARACAS, 1980, VILA MORANGUEIRA

– UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MARINGÁ VELHO – RUA ERMELINDO LEAO, 64, ZONA06

– UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NEY BRAGA – RUA EMA, 164, NEY BRAGA 

Paranaguá

– CENTRO DE SAÚDE GABRIEL DE LARA – AVENIDA GABRIEL DE LARA, 977, CENTRO 

– UNIDADE DE SAÚDE MARCIO UBIRAJARA ELIAS ROQUE BRANQUINHO – AV. BELMIRO SEBASTIÃO MARQUES, 1031, VILA GARCIA 

– CENTRO DE SAÚDE BALDUINA LOBO – AVENIDA DOMINGOS PENEDA, 1, VILA ITIBERE

Lista de hospitais que prestam atendimento no PR para o COVID-19

– Cascavel Hospital Universitário do Oeste do Paraná – Cascavel PR

– Curitiba Complexo Hospitalar do Trabalhador – Curitiba PR 

– Foz do Iguaçu -Hospital Municipal de Foz do Iguaçu Padre Germano Lauck – Foz PR

– Londrina Hospital Universitário da Região Norte do Paraná – Londrina PR 

– Maringá Hospital Universitário Regional de Maringá -Maringá PR

– Paranaguá Hospital Regional do Litoral – Paranaguá PR 

– Ponta Grossa Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – Ponta Grossa

 

 

Autor