Feirinha na Praça da Ucrânia reúne sabores do mundo

Todas as sextas-feiras, a Praça da Ucrânia torna-se palco para feira gastronômica. Com 39 barraquinhas, conta com boa culinária, produtos frescos e pratos típicos de diferentes regiões do mundo
Lana Gillies
Reconhecida pelas suas feirinhas ao ar livre, a Praça da Ucrânia oferece independente de chuva ou feriados, todas as sextas-feiras, a sua mais movimentada: a Feira Noturna do Champagnat, que ocorre há 22 anos. Com inicio às 16h30, 26 barraquinhas de comidas típicas são montadas junto a outras 13 de frutas, verduras, cereais, bolachas, doces, massas e lacticínios.
Dentre os variados cardápios encontramos culinárias da cultura portuguesa, ucraniana, polonesa, alemã, baiana, italiana, árabe, chinesa, japonesa, tailandesa e mexicana.
Com a maior fila de clientes, O Original Pierogi Tadeu, serve além do Pierogi, sonhos. Porém, Ricardo Olavarría, funcionário de no mínimo 28 anos da barraquinha ucraniana, comenta que os mais pedidos são os pierogis: tradicional e de ricota com molho de calabresa.
Outro prato dos mais requisitados é o X-pernil, do Mineiro X-pernil. Presente há 16 anos na Praça da Ucrânia, a barraquinha mineira tornou-se um negócio familiar, criado pelos pais e passado aos seus quatro filhos. Servem também X-Alcatra e o Prato Mineiro.
Aos que não querem se arriscar, a feira vende outras opções tais como espetinhos, sanduíches, cachorros-quente, hambúrgueres, pastéis, sushi, crepes, além das bebidas, que vão do suco ao quentão.
Para finalizar a noite, a dica é de Alice Candido, que frequenta a feira como oportunidade de reunir seus amigos e experimentar novas receitas. “Amo o waffle com sorvete e brigadeiro branco, e o que não pode faltar é o amendoim”.
Apesar de movimentada, a feira é uma ótima opção de lazer para as crianças também, que podem aproveitar o playground constituído de escorregador e gangorras.
Informações adicionais:
Há a possibilidade também de se passear com animais de estimação, portanto que os donos fiquem responsáveis pelos dejetos.
Não há estacionamento, porém o acesso é facilitado pela existência de inúmeras linhas de ônibus.
Há acesso para portadores de deficiências, como as guias rebaixadas para cadeirantes.
A Praça da Ucrânia possui também uma banca de revistas e jornais e uma floricultura. A estátua de bronze de 2,50 m de altura, do poeta ucraniano Tarás Schevtechenko foi construída pelo francês Charles André, em homenagem à sua luta contra a escravidão.