Treinos online se tornam alternativa à falta de exercícios durante a quarentena

por Maria Eduarda Cassins
Treinos online se tornam alternativa à falta de exercícios durante a quarentena

Como está a adaptação das academias e dos alunos nessa quarentena

Por: Mariana Toneti, Maria Eduarda Cassins e Milena Chezanoski | Foto por Milena Chezanoski

Com o decreto de suspensão de várias atividades não essenciais, desde o dia 19 de março, academias e estúdios de atividades físicas não estão abertos para fornecer seus serviços normalmente. Porém, para não ficarem totalmente parados, muitos profissionais começaram a trabalhar no ambiente online, transmitindo as aulas por
videoconferências e lives.

A população deve evitar ao máximo sair de casa e de praticar exercícios em parques e lugares públicos, já que os mesmos estão, em sua maioria, fechados. Diante disso, a orientação que é repassada diariamente recomenda a prática de atividades físicas em casa, no entanto, a falta de conhecimento e até de hábito pode se tornar
um problema.

Maria Clara Bonfain, aluna de musculação, relata a dificuldade em manter a rotina em casa: “É muito diferente, principalmente pra nós, que fazemos só a musculação em si, por conta de não ter os aparelhos e pesos em casa”. Ela ainda reforça que é necessário muita disciplina pra não desanimar, e que os treinos parecem não ter o mesmo efeito que o presencial, mas tenta ao máximo continuar no mesmo ritmo. “O incentivo mesmo é o de buscar ou pelo menos manter o ganho de massa, e a saúde óbvio, não só física mas mental também.”

Além de ser um problema para a parcela da população preocupada em saúde e bem-estar, a quarentena acarretou em diversos problemas para as academias. “Já percebemos uma diminuição na procura da academia, não tivemos novas matrículas. Nosso setor de cancelamento está bem cheio e vamos perder muitos alunos, principalmente pelas prioridades financeiras”, diz Sarah Wogler Taborda, coordenadora das academias PHD Sports Xaxim e Pinhais. Mas, apesar dos problemas, Sarah acredita que as lives podem ser uma forma de mostrar para o aluno que a academia se importa com o seu bem-estar, mesmo sendo uma parcela mínima de alunos que busca pelo serviço remoto.

Uma das maiores preocupações dos alunos das academias está relacionado ao pagamento ou isenção de mensalidades. Nas sedes PHD Sports Xaxim e Pinhais, o uso do crédito recorrente funciona baseado no tempo em que a academia ficará fechada, que será anexado ao plano pessoal de cada aluno sem custos adicionais para o mesmo. Além disso, o impacto também atinge a base salarial de diversos profissionais. “Hoje, nós temos 28 unidades independentes, mas que pertencem à rede PHD. Cada unidade tem uma demanda própria. Temos três unidades com grande potencial para fechar as portas, mas estamos tentando negociar de todos os lados para passar essa crise e voltar da melhor forma possível”, enfatiza Sarah.

Importância dos exercícios físicos na quarentena

O educador físico e técnico dos times de futsal de medicina da PUCPR, Thiago Ribeiro, conta a importância da população se manter ativa nesse período de quarentena: “A atividade física sempre será uma aliada nas respostas imunológicas do nosso corpo”. Além disso, os exercícios físicos também são importantes para a saúde mental, visto que são um ótimo remédio para diminuir a ansiedade e o estresse que podem vir à tona com o isolamento social.

Thiago ainda explica que se manter ativo ajuda no sistema imunológico, uma vez que as células NK – que combatem infecções e outras doenças – têm a produção aumentada quando existe a prática de exercícios físicos, além de melhorar as funções pulmonares e estimular a circulação sanguínea.

O educador físico reforça a importância das atividades serem feitas sob acompanhamento qualificado, com profissionais com o registro do CREF (Conselho Regional de Educação Física) ativo e válido. “Existem muitas lives gratuitas, que, muitas vezes, podem não atender à especificidade física do indivíduo. A live que atende ao jovem de 25 anos em perfeito estado de saúde não atende à senhora de 55 anos com alguma comorbidade”, exemplifica Thiago. Respeitar os diversos tipos de corpo é um grande passo para se exercitar na quarentena.

O recomendável é sempre seguir dicas de profissionais na área, nutricionistas e de psicólogos, manter o corpo e mente saudável e, principalmente, ficar em casa. Confira as lives e os videos das aulas remotas no Instagram da academia PHD Sports pelo @phdsportsxaxim e @phdsportspinhais.

Autor