Memorial Inglês em Curitiba tem Beatles e Shakespeare entre atrações

Novo ponto turístico fica no Parque Gomm, no bairro Batel, e tem diversas referências à cultura popular inglesa
Por Eduarda Fiori, Marcelo Makhoul e Ricardo Luiz
Beatles, Shakespeare, e a icônica cabine telefônica estão entre as atrações do Memorial Inglês, o mais novo ponto turístico de Curitiba, localizado no Parque Gomm no Batel, onde foi o primeiro consulado britânico da capital. O local é uma homenagem aos imigrantes ingleses na capital e Paraná. Este projeto estava sendo idealizado desde 2017 pelo cônsul honorário britânico, Adam Paul Patterson juntamente com a Prefeitura de Curitiba e o Consulado do Reino Unido, e foi inaugurado na quarta-feira (27).
O memorial apresenta elementos arquitetônicos da cultura inglesa e plantas semelhantes às plantas da capital da Inglaterra. A doação de uma cabine telefônica vermelha original de 1930 vinda da Inglaterra pelo consulado-geral do Reino Unido em São Paulo, está presente no local e é o elemento central de todo o memorial.
‘’Muitas famílias inglesas fizeram diversas coisas importantes, agregarem e ajudarem a cidade, e isso é pouco reconhecido. Tem pouca informação sobre a imigração britânica, então será importante para realmente reconhecer esta relação de longa data de Curitiba com o Reino Unido” diz Adam Paul, cônsul honorário britânico em Curitiba. “A ideia veio como uma brincadeira, e em 2017 virou um projeto” completa o cônsul.
Algumas das atrações do local são painéis que mostram uma homenagem ao quarteto mais famoso de Liverpool, The Beatles e também uma homenagem ao poeta e dramaturgo William Shakespeare, o naturalista Charles Darwin, ao poeta William Blake, entre outras referências inglesas. Além disso, o Memorial Inglês contém um jardim infantil inspirado no contos do coelho Peter Rabbit da ilustradora Beatrix Potter, este tem diversas atrações para crianças como jardins de mel de abelha nativas e sem ferrão, na qual é um toque brasileiro para o memorial.
A capital paranaense possui uma rica história da cultura britânica, diversas famílias inglesas construíram casas e prédios icônicos da cidade, dentre eles o Parque Gomm, que foi construído por uma família inglesa, sendo assim o local ideal para o memorial. Sobre a importância do memorial para a cidade, Adam conta, “Essa relação que o memorial vai consolidar com o Reino Unido, será cada vez mais importante e servirá para comemorar a história, construir laços comerciais culturais e econômicos futuramente em Curitiba”.
O projeto e a execução dele ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, envolve também a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Cobertura da inauguração do Memorial Inglês:
A vinda dos ingleses para o Paraná e Curitiba
A imigração britânica no Brasil está ligada a abertura dos portos em 1808, é o que explica Wilson Maske historiador da PUCPR, “A presença inglesa está diretamente ligada a relação próxima entre Portugal e Inglaterra no início do século XIX.” Os imigrantes chegaram em Curitiba após a saída de São Paulo. “A colônia Assunguy (atual município de Cerro Azul), recebeu uma comunidade grande de britânicos e norte-americanos, muito depois se transferiram para Curitiba e rapidamente se integraram na comunidade local.”
Homenagens de Curitiba a outros povos e culturas: