Santuário de Curitiba promove ação voltada a pessoas em situação de rua

Com a temática “O valor da vida”, o retiro reuniu cerca de 110 pessoas.
Por Brunna Gabardo e Isadora Deip
O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba realizou neste domingo (08) o I Retiro dos Moradores em Situação de Rua, com o tema “O valor da vida”. Atendendo prioritariamente os moradores dos arredores do centro comunitário, cerca de 110 pessoas foram convidadas para o encontro, os convites foram feitos individualmente e repassados entre a própria população em situação de rua.
O encontro foi realizado no Centro Redentorista Santo Afonso no Alto da Glória, com início às 8h e encerramento às 19h, com a Santa Missa. Além da parte voltada para a espiritualidade, envolvendo palestras e dinâmicas, foram oferecidas aos participantes roupas novas, atendimento psicológico, médico e jurídico, corte de cabelo e barba, além de um momento para o banho e higiene pessoal. Eles também tiveram a oportunidade de um almoço em grupo, além de cafés no intervalo entre as atividades.
Um dos idealizadores do retiro, Carlos Staes, conhecido como Carlinhos, formulou a ideia e levou alguns meses para realizá-la com a ajuda da comunidade do Santuário e de voluntários. “Eu já tinha essa ideia, trouxe para o Padre Celso Cruz, para a coordenadora do CPP e para os irmãos de comunidade também”, conta. Carlinhos explicou que o objetivo é proporcionar um domingo diferente, voltado à espiritualidade e ao divertimento: “É um momento que eles nunca mais tiveram, sentar numa cadeira, sobre uma mesa, com um prato, um talher e comer sentado, com pessoas ao seu lado.”
Carlinhos também ressalta a importância de cada um fazer sua parte para acolher e ajudar o próximo: “O que a gente faz é paliativo, mas é a história do beija-flor e do elefante. A floresta está pegando fogo e embora a ação do pássaro de espalhar o néctar pareça insignificante para o elefante, ele está fazendo a parte dele para restaurar a floresta. Quando a gente tem amor pelo próximo, as coisas mudam.”
O retiro contou com a presença de um ex-morador de rua, Dedé, que atualmente trabalha como voluntário no Santuário e deu seu testemunho de vinte anos de rua no alcoolismo e de sua experiência espiritual transformadora. O retiro reuniu cerca de 130 voluntários, contando com psicólogos, advogados, assistentes sociais, e toda a comunidade, reunidos pelo bem do próximo.
Na missa de encerramento do evento, os moradores em situação de rua participaram de um momento de procissão com uma entrada somente para eles, aplaudida pela plateia.