Estudantes fazem novo protesto contra cortes na Educação

Devido ao sucesso da manifestação anterior, entidades estudantis convocaram novo ato
Por Marina Geiger
Nesta quinta-feira (30), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocam um ato em todo o país em prol da educação, depois do sucesso da mobilização anterior, realizada no dia 15 deste mês.
Os atos começaram ainda pela manhã em diferentes estados, como Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Piauí, Paraná e Distrito Federal. Em Curitiba, o protesto ocorrerá na Praça Santos Andrade, às 18h.
Ema 30 de abril, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou cortes de 30% na educação pública em todo o país. Em resposta a essa decisão, estudantes e demais cidadãos saíram às ruas se manifestando a favor da educação. O movimento contou com mais de 1 milhão de pessoas, segundo dados da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE).
O presidente Jair Bolsonaro reagiu aos atos e chamou os manifestantes de “idiotas úteis” e “massa de manobra”. Depois, afirmou ter exagerado e corrigiu o termo para “inocentes úteis”.