Encontro de multicolecionismo acontece mensalmente em Curitiba

Eventos são promovidos por colecionador de miniaturas e promove o multicolecionismo
Por Sofia Magagnin
No último sábado (4), aconteceu mais uma edição do encontro de multicolecionismo de Curitiba. O evento, que existe desde 2008, é promovido pelo colecionador de miniaturas Antonio Percegona e reúne colecionadores de diversos segmentos e regiões do Brasil no Salão de Festas do Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Tarumã.
Os encontros, que já têm datas definidas, acontecem normalmente no primeiro sábado de cada mês. Para o organizador, que é colecionador há 15 anos, promover os evento de multicolecionismo agrega conhecimento e facilita a troca de experiências. “O que a gente também coleciona são amigos e amizades”, comenta.
O psicólogo Douglas de Oliveira também coleciona miniaturas e começou a participar dos encontros promovidos por Toni, como é conhecido no meio, desde o início em 2008. Para o profissional, que estudou o colecionismo em sua dissertação de mestrado, a existência dos encontros é essencial. “É o único momento de troca que os colecionadores têm, não só troca de peças, mas de experiência. A gente sempre sai daqui sabendo coisas novas”, explica.
Para o engenheiro aposentado Lindolfo Rodrigues, que trabalha com a filatelia, área de selos antigos, as feiras servem para divulgar o próprio trabalho e também encontrar novos clientes. O comerciante Nelson Fernandes, que mantém uma loja de brinquedos antigos no centro de Curitiba, também pensa assim. Para ele, o encontro proporciona o contato dos comerciantes com os colecionadores. “A gente vem em um evento igual a esse pela procura dos colecionadores”, relata.
Entre as dificuldades encontradas para manter o evento, Percegona sofre com a falta divulgação, que normalmente é feita pelos próprios colecionadores nas redes sociais. “Se fosse mais divulgado, viria mais gente e a gente poderia promover ainda mais encontros”. Apesar disso, o colecionador está muito satisfeito com o que tem conquistado para o colecionismo curitibano, pois consegue realizar encontros mensais e conta com a ajuda de colecionadores dos mais diversos segmentos, desde miniaturas até a numismática.
Confira as datas dos próximos encontros de multicolecionismo em Curitiba: