“Esquecidos/Recordados” faz o público refletir sobre questões sociais

A atração faz uma crítica sobre os níveis da pirâmide social
Por Laís da Rosa e Hellena César
Inspirada na música “Quadro Negro” de Lenine, a peça “Esquecidos/Recordados” estreou sexta (05) no Mini-Guaíra em Curitiba. O espetáculo mostra os esquecidos como os personagens principais, que seriam os moradores de rua e os recordados que representam a outra parte da população, com o objetivo de causar reflexão no público sobre seu papel na sociedade
Segundo o ator Luiz Drumond a ideia surgiu através do livro “Ética” de Adolfo Sanchez Vazquez que foi utilizado na produção do roteiro, além dos depoimentos de usuários de crack e moradores de ruas. A atriz Ana Laura diz que na pesquisa de campo, ela entrou em um projeto chamado “Banho solidário”, no qual oferecem ajuda a moradores de rua, que auxiliou na preparação do seu papel.
Drumond afirma que após a criação da peça ele olha para as pessoas de rua com outro olhar. “Essas pessoas são realmente esquecidas pela sociedade, passamos por eles e nem percebemos que estão ali, a não ser quando eles mexem com você”, diz o ator.
O diretor Igor Ayres comenta que fizeram uma grande pesquisa de campo e que tiveram um contato com muitos moradores de rua. “Eles precisam ser enxergados, notados, precisam de contato humano, que a maioria das vezes é negado”. Ayres também diz que o diferencial da peça é que os personagens principais são os que estão na rua, os esquecidos.
Drumond também comenta a importância de falar sobre o assunto, e que a luta da arte contra a barbárie precisa continuar. “Quando olhamos para essas pessoas, passamos a entender seus desejos, sofrimentos e anseios”, explica o ator.
Daniele Silva afirma que o espetáculo ajudou a esclarecer o quanto os moradores de rua são esquecidos e que eles têm direitos tanto quanto qualquer outra pessoa.
A peça irá acontecer dia 06 às 12h e dia 07 de abril às 18h no Mini-Guaíra. Os ingressos estão à venda por R$ 30,00 e a duração é de 65 minutos.
[slideshow_deploy id=’31957’]