O espetáculo “Isto é um negro?” traz reflexão sobre como é ser um negro no Brasil

por Luana Perdoncini Roballo Cruz
O espetáculo “Isto é um negro?” traz reflexão sobre como é ser um negro no Brasil

Através de performances diversas a peça busca mostrar as discriminações sofridas por um negro no Brasil

Por: Luana Perdoncini

Quatro atores negros sobem ao palco com o objetivo de mostrar, através de performances de dança, canto e atuação, qual a realidade do negro no Brasil. Os protagonistas Ivy Souza, Lucas Wickhaus, Mirella Façanha e Raoni Garcia, utilizam da ironia, da comédia, da interação com o público, do conexto histórico e de relatos pessoais para trazer questionamentos a respeito do racismo no país.

O espetáculo é apresentado inteiramente com os atores nus, a fim de mostrar a particularidade de cada um, e, de forma gradual, vem mostrando como a história formou a sociedade atual. A peça traz questionamentos ao público e tenta resolve-los porém nem todas as perguntas são respondidas para possibilitar uma reflexão do espectador.

Temas como a dificuldade da aceitação da cor da pele, a falta de negros em cargos de chefia, a sexualização da mulher negra, o racismo velado e o questionamento a respeito de negro ser uma cor ou não, são apresentados a plateia.

A apresentação teve início, em 2016, em São Paulo, com um grupo de estudantes da escola de artes dramáticas da Universidade de São Paulo (USP), após uma greve dos estudantes quatro atores negros receberam a proposta da diretora Tarina Quelho de produzir um espetáculo que questiona a negritude brasileira e desde então viajam pelo país com a performance.

 

Serviço

A peça terá sua última apresentação neste domingo (31) no Teatro Zé Maria ás 19h, os ingressos estão disponíveis no site do Disk Ingressos www.diskingressos.com.br e custam R$70,00 a inteira e R$35,00 a meia.

Autor