Guarda Municipal de Curitiba nomeia 131 novos soldados

Nomeação dos novos guardas, com assinatura de posse. Curitiba, 25/03/2019. Foto: Luiz Costa /SMCS.
Sindicato dos Guardas Municipais diz que número ainda é insuficiente para atender à demanda da cidadePor: Camila Acordi, Maria Vitória Bruzamolin e Stephanie Friesen
A Guarda Municipal de Curitiba nomeou, nesta quarta-feira (27), 131 novos soldados, que participarão de uma aula magna coordenada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Os novos oficiais foram nomeados nesta semana pela Secretaria de Recursos Humanos.
Com a nomeação, os novos guardas partem para a última etapa do concurso, a participação do curso de formação técnico-profissional, que iniciará em 1º de abril, com 740 horas-aula e acontecerá no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal. Também haverá um estágio supervisionado por guardas mais experientes. Após todas as avaliações e se aprovado em todas as fases, o candidato poderá assumir as funções do cargo.
Desde 2017, foram empregados 190 guardas, todos aprovados por concurso público em 2015. O cronograma de contratação acontece de acordo com a disponibilidade financeira do município e a meta da gestão, que é a admissão de 400 guardas até o final do ano.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal (SIGMUC), Roberto José Rodrigues Kuss, esse número está abaixo do necessário para cumprir a demanda da população. Segundo Kuss, o ideal seria a contratação de 1,2 mil a 1,5 mil novos guardas apenas para a cidade de Curitiba.
Os nomeados participarão de uma palestra com Greca e haverá uma Integração Funcional, em que informações serão fornecidas sobre a carreira para os novos servidores.