Mais de 40 cães vítimas de maus tratos são resgatados em Curitiba

Segundo a polícia, os cães de raça apresentavam lesões na pele, úlceras de córnea e pulgas
Por Brunna Gabardo, Isadora Deip e Stephanie Friesen
Um homem de 58 anos foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), na manhã desta terça-feira (19), acusado de promover maus tratos a cães em sua residência, no bairro de Lamenha Pequena, em Curitiba. A ação foi realizada em parceria com a Rede de Proteção Animal, órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Curitiba. Os órgãos receberam a denúncia através do 156.
Foram encontrados 44 cães de raça sob péssimas condições de higiene, em um pequeno ambiente sujo, sem iluminação nem medicamentos adequados.
O autor do crime deverá ser multado e responder judicialmente pelo ato, que tem pena prevista de três meses de acordo com a LEI 13.908/2011, que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.
A ONG Somos – Amigos dos Animais de Curitiba, que possui parceria com a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, foi a responsável pelo acolhimento nesse caso e passará a servir como lar temporário até o fim do processo judicial que decidirá o destino dos animais. Caso o acusado seja indiciado, os animais serão encaminhados para a adoção.
A PCPR possui o objetivo de intensificar as ações conjuntas para reduzir os crimes de maus-tratos e violência contra animais domésticos e a fauna silvestre.

Divulgação / Polícia Civil
Serviço
Para a realização de denúncias, o boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia próxima e até mesmo pelo site. Outros meios de comunicação disponíveis são o sistema de denúncia da Prefeitura Municipal de Curitiba, o 156, e o número da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): (41) 3251-6200.