Alameda Prudente de Moraes se torna a primeira rua interativa do Brasil

por Ex-alunos
Alameda Prudente de Moraes se torna a primeira rua interativa do Brasil

A empresa MCities implantou QR Codes nos estabelecimentos locais que permitem maior interação do público

Por Ana Cláudia Iamaciro, Mariana Meyer, Matheus Koga

A Alameda Prudente de Moraes, localizada no centro de Curitiba, se tornou a primeira rua interativa do Brasil. A empresa MCities, especializada em comunicação urbana, decidiu implantar um projeto piloto, com QR Codes permitem ao público acessar informações sobre  estabelecimentos da via, dicas de passeios e até cardápios exclusivos.

A rua escolhida é caracterizada por diversos restaurantes, cafés e lojas. Admar Daldin, proprietário do Café Babette, conta que os QR Codes têm despertado bastante curiosidade. ”Muitas pessoas têm me procurado e perguntando do que se trata, na medida do possível eu tenho explicado e o pessoal tem acessado e achado bem interessante a ideia”.

Os estabelecimentos também têm a opção de criar um prato exclusivo, disponível apenas para quem acessa a ferramenta. Ademar diz que ainda não criaram nada especial mas que já estão trabalhando nisso. O movimento do café tem aumentado também, “eu tenho visto muitas pessoas pararem ali na porta, olham a placa, o QR Code, algumas entram para aproveitar para tomar um café.”

Fabricio Fontolan, dono da gelateria L´arte Di Gelato criou um sabor diferente de gelato, que não está no cardápio. “Ao chegar na loja, é só dizer que já sabe o sabor secreto que vamos buscar pra ela”.

Nas duas quadras entre as alamedas Augusto Stellfeld e Doutor Carlos de Carvalho foram instalados dispositivos de tecnologia de localização capazes de transmitir para smartphones, via Bluetooth, informações sobre serviços existentes na rua. Outro conteúdo que a empresa disponibilizou, é o ensaio fotográfico da Alameda Prudente de Moraes, feito pelo  fotógrafo Daniel Castellano. Tudo ocorre automaticamente e não é preciso baixar nenhum aplicativo.

Quem se responsabiliza pelo conteúdo dos QR Codes é a própria MCities. Em nota, a empresa diz que seu objetivo com a instalação dessa tecnologia é uma maior interação das pessoas com seu ambiente. “Queremos fazer as pessoas saírem de casa ou de seus trabalhos e terem o estímulo para conhecer um pouco mais da sua região.” Também conta que tiveram um feedback bastante positivo dos estabelecimentos que contaram com a inovação.

A tecnologia vai ser implantada também, na rua Itupava, no Alto da XV e na XV de Novembro, no Centro.  Por enquanto, os códigos funcionam apenas no sistema operacional Android. Para IOS, os conteúdos devem ser disponibilizados em 60 dias.

Autor