Horto Municipal prepara abastecimento de parques para Outubro Rosa

por Isabelli Pivovar
Horto Municipal prepara abastecimento de parques para Outubro Rosa

O Horto Municipal é o responsável por abastecer as ruas e parques de Curitiba com flores e plantas da estação 

Por Isabelli Pivovar e Julianne Trevisani

O Horto Municipal do Guabirotuba, localizado em Curitiba, está em preparação para o “Outubro Rosa” e para o Natal. Todo ano o Horto produz flores com a cor rosa para homenagear a campanha. As flores serão plantadas no final de setembro, a fim de durarem todo o mês de outubro até o começo de dezembro, quando serão substituídas para aguardar o Natal.

A paisagem curitibana é constantemente renovada com cerca de 450 mil mudas novas a cada rotatividade “. As flores, em geral, são trocadas com a frequência aproximada de três meses, respeitando o ciclo de vida da planta”, explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff. Porém a produção é contínua, de acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto do Guabirotuba, Maurício Dobjanski, cerca de 150 a 200 mil mudas são geradas no Horto.

“A ideia é que as flores sejam um elemento para marcar a campanha do Outubro Rosa e a sua importância para a prevenção do câncer de mama”, diz Roloff. A ornamentação será feita em ruas, avenidas, parque e praças, mas principalmente no Jardim Botânico, ponto turístico de maior destaque da cidade. Ainda há três meses do Natal, o Horto já está com o plano de paisagismo planejado desde o começo do ano,  “A produção tem que ser pensada antecipadamente, com um ano de antecedência ou até mais, para qualquer que seja o espaço, desde os menores até o Jardim Botânico” diz Dobjanski.

[slideshow_deploy id=’29175’]

O Horto Municipal do Guabirotuba é responsável pela produção de flores sazonais, plantas nativas e ornamentais da capital paranaense. O órgão público administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente administra o paisagismo e distribuição para os parques, canteiros e logradouros públicos espalhados pela capital.

A escolha das espécies a serem plantadas é feita de acordo com a época e as estações do ano, com o intuito de contrastar com a paisagem. No inverno, por exemplo, são escolhidas flores com cores mais vibrantes. “O Horto induz a questão do paisagismo na cidade, a população fica mais atenciosa com as flores. Independente de ser parque, praça ou na rua, tudo o que a gente produz e cuida acaba chamando a atenção da população e de turistas para as espécies, pra beleza das cores. O nosso objetivo é dar ainda mais destaque para a beleza da cidade”, diz Dobjanski.

O principal destino de produção de flores feita pelo Horto é para o Jardim Botânico, segundo Dobjanski “O Jardim Botânico recebe mais ou menos umas 100 mil mudas. A segunda maior demanda é o Parque Tanguá, com cerca de 40 mil. Mas a rua XV de Novembro também recebe bastante, mais ou menos 8 mil mudas a cada rotatividade.”

 

 

O Horto é responsável pela ornamentação da cidade desde 1936, ano em que foi fundado. Em 1959 houve a divisão entre o Horto do Guabirotuba e o Horto do Barreirinha, o primeiro responsável principalmente pela produção de flores, e o segundo por árvores e plantas de grande porte. O Horto do Guabirotuba foi também casa do Museu Botânico de Curitiba, fundado pelo Dr. Gerdt Hatschbach, entre 1975 e 1991, ano em que foi fundado o Jardim Botânico.

 

[slideshow_deploy id=’29205’]

 

O ciclo de produção, desde a germinação até a muda pronta é de cerca de 60 a 80 dias, variando de acordo com espécie. A infraestrutura do Horto do Guabirotuba, segundo Maurício Dobjanski é constantemente renovada, para a melhor e mais rápida produção. “Há alguns anos, o horto eram poucos barracões baixos, escuros, a produção era feita principalmente à mão, com menos tecnologia, tinha muito mais funcionários e demorava muito mais. Um sistema mais longo, rudimentar.” Atualmente, o horto conta com 8 grandes estufas e casas de vegetação, que servem para plantação e germinação.

 

Horto Municipal

 

Confira abaixo um mapa com os principais lugares e pontos turísticos que o Horto Municipal do Guabirotuba abastece:

Autor