Painel surpresa sobre desafios da Comunicação encerra VozEArte 2018

por Fatos
Painel surpresa sobre desafios da Comunicação encerra VozEArte 2018

O evento buscou motivar os alunos através de exemplos profissionais e sorteou prêmios

Por Marina Prata

A Semana Acadêmica VozEArte da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR chegou ao fim nesta sexta-feira (24), trazendo aos alunos uma discussão sobre os obstáculos da área e como superá-los. O painel surpresa foi marcado pela presença de profissionais multiplataforma, que atuam em várias áreas do mercado, com projetos pessoais e corporativos. Entre os palestrantes estavam Gabriel Tomasoni (consultor de comunicação digital especialista em branding), Mariah Luz (administradora e digital influencer do Instagram “O Que Fazer Curitiba”), Alexandre Gurtat (produtor de entretenimento da RPC e Estúdio C) e Gustavo Paiva (designer digital pela PUCPR e empreendedor).

O bate-papo foi marcado pelo compartilhamento de experiências e jornadas profissionais, enfatizando a descoberta do perfil de comunicador. Três dos quatro palestrantes contam que iniciaram a atuação no mercado em áreas diferentes das que trabalham atualmente, a exemplo de Mariah Luz, que cursou Arquitetura, e Gabriel Tomasoni, que sonhava em ser advogado. Diante das vivências similares, a conclusão sobre o sucesso foi unânime: é preciso ser multifuncional, sem ter apego demais às funções ou medo da mudança.

Criar a própria identidade e buscar o diferencial foram características bastante destacadas durante a conversa, na busca pela excelência profissional. Enaltecendo a importância da comunicação em tom encorajador, Gustavo Paiva afirma: “Todas as áreas precisam de nós”. Ao darem dicas e responderem os questionamentos do público, os participantes do painel incentivaram os estudantes a serem protagonistas das áreas em que se identificam e persistirem nos próprios projetos.

O contato com profissionais experientes foi uma vantagem do evento apontada por Alexandre Gurtat, em entrevista ao Portal Comunicare: “Quando podemos voltar à universidade e compartilhar um pouco do que a gente vive, também estamos preparando melhor os profissionais que vão entrar no mercado de trabalho e virar nossos colegas um dia”. O jornalista acredita que o estudante tem papel fundamental na resolução dos desafios da comunicação: “Ele é o futuro, é preciso que saia da universidade preparado para criar o novo e mudar o cenário”. Segundo Gurtat, o maior desafio da área atualmente é a adaptação às novas mídias e meios, entender o que o público quer consumir e onde: “Temos que compreender o novo cotidiano das pessoas, para saber falar com mais nichos”.

Além de proporcionar exemplos de sucesso como motivação, o painel buscou continuar o aprendizado através da experiência prática. Ao final do diálogo, foram sorteados prêmios entre os alunos, como imersão em agências de publicidade, na rádio Jovem Pan e na RPC, e até mesmo uma possibilidade de estágio com Mariah Luz. A palestra foi organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação e Artes (CACOM) para encerrar a Semana Acadêmica.

Autor