Empreendedorismo na Comunicação é tema de palestra na Semana Acadêmica da ECA/PUCPR

por Fatos
Empreendedorismo na Comunicação é tema de palestra na Semana Acadêmica da ECA/PUCPR

Empresários curitibanos compartilharam conhecimento e na apresentação da palestra “Me Formei, e Agora?” 

Por: Laura Borro e Marina Prata

A Semana Acadêmica VoZEArte, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR. trouxe, na manhã desta quinta-feira (23), os empresários e comunicadores Daniel Mocellin (vice-sócio da hamburgueria WHATAFUCK) e João Leonardo Madalosso (vice-sócio do Curitiba Comedy Club) para conversarem com os alunos sobre os desafios que os levaram a empreender após a formação no ensino superior. A palestra foi organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação e Artes (CACOM).

Confira a programação completa da Semana Acadêmica VozEArte

Em tom encorajador e realista, Mocellin contou que vendeu o carro e chegou a pedir dinheiro emprestado aos pais para realizar o investimento inicial do próprio negócio. Estar incluído no nicho que seu restaurante atende permitiu que o empresário visse a oportunidade de negócio: “O estudo inicial foi meu, observando o perfil que eu já conhecia”. Para consolidar o WHATAFUCK, Mocellin apostou no branding da marca como linha de roupas, além de um atendimento ágil. Hoje, os donos possuem a meta de receber um total de R$ 60 mil só com o sistema de delivery que criaram.

Para atrair clientes e vencer dias chuvosos, Madalosso contou que cria promoções e condições especiais ao público do Comedy Club. A partir da experiência com publicidade, ele utiliza como ferramenta as mídias sociais, e tem um canal no YouTube para divulgar os artistas e atrair o público para as atrações ao vivo da casa de shows.

Mocellin fala que o curso de Jornalismo não o preparou para as dificuldades que enfrentou ao abrir seu negócio, mas que foi possível aplicar a comunicação no uso do branding da hamburgueria. Madalosso, formado em Publicidade e Propaganda, assegura que os cursos não moldam completamente o aluno para mercado de trabalho. São experiências, diz o publicitário, que irão propiciar o conhecimento. Ele termina com um conselho: “Às vezes, uma aula que você odeia é a que mais vai te ajudar”.

Em entrevista ao Portal Comunicare, João Leonardo Madalosso disse que considera Curitiba o lugar mais complicado do Brasil para conseguir alvará e abrir um negócio. O público seletivo, em compensação, colabora: “Os comediantes vem pra cá pra testar os materiais, porque eles sabem que se funcionar aqui, funciona em qualquer lugar”. Para investir em um negócio, Madalosso recomenda cuidado na hora de escolher os colegas de trabalho, além de divisão de tarefas: “Você tem que ver o que gosta de fazer, aquilo que conhece o público pra saber que vai dar certo”.

A Semana Acadêmica vai até sexta-feira (24) e ainda conta com palestras e workshops espalhadas pelos campos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Autor