Curitiba oferece quase 60 cursos e oficinas a preço baixo

por Thiago Rasera
Curitiba oferece quase 60 cursos e oficinas a preço baixo

Há opções nas áreas de artes, dança, música e teatro

P0r Lamartine Lima e Larissa Miglioli

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) oferece atividades que acontecem nas dez regionais da capital paranaense. Algumas práticas são ofertadas ao público no valor de R$ 55, e outras disponibilizadas gratuitamente para todos.

Segundo os últimos dados divulgados no site da Prefeitura de Curitiba em fevereiro de 2015, 25 mil pessoas participaram dos projetos no ano de 2014. As regionais oferecem opções de curso e oficinas nas áreas de artes, dança, música e teatro. Entre as atividades mais buscadas estão: violão, guitarra, teatro e desenho.

Para ver a lista completa e os locais, consulte o mapa abaixo.

A coordenadora dos núcleos regionais da FCC, Angelina Balaguer, conta que as atividades surgiram da necessidade da comunidade em ter acesso a essas práticas. “Nem sempre tem uma escola de música ou de esporte na região, ou algo que seja acessível financeiramente para a população como são os projetos que acontecem nas Regionais de Curitiba”.

O estudante Caleb Teixeira, que participa de atividades na Regional CIC, conta que decidiu praticar violão assim que as aulas começaram a acontecer no local. Segundo Teixeira, práticas como essa são importantes nas comunidades de Curitiba, principalmente nas mais carentes, pois os moradores não têm condições financeiras de manter as aulas e comprar os instrumentos. “Vejo que muitas pessoas da vizinhança praticam algo aqui na regional. É bom ver que estamos tendo a oportunidade de aprender algo novo, e que temos várias opções”.

A aluna Ana Claudia Faria aprendeu a tocar violino nas aulas ofertadas na Regional Cajuru. Ana afirma que adquiriu amor pelos instrumentos nas atividades do bairro e que hoje pensa em tornar-se uma profissional da música. “É muito bom pra mim ter aprendido a tocar violino, pois além de ter uma experiência nova, eu posso até conseguir uma carreira na área”. A estudante ainda afirma que os projetos de música são ferramentas sociais, para manter jovens longe das drogas e da criminalidade. “É algo que pode se tornar um motivo para jovens não fazerem escolhas erradas e também se interessarem ao ponto de escolher determinada atividade como uma futura profissão”.

Serviço: 

Os cursos e oficinas estão disponíveis em todas as 10 Regionais da cidade. Os interessados em se inscrever nas atividades, devem comparecer a uma das Regionais. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (41) 3213-7500 ou pelo e-mail: [email protected]

   

 

Autor