Curitiba terá segundo turno entre Eduardo Pimentel e Cristina Graeml

por Yudi Fernandes Hikori
Curitiba terá segundo turno entre Eduardo Pimentel e Cristina Graeml

Os dois candidatos tiveram uma diferença de 21.824 votos, em favor do atual prefeito

Por: Antonio Eduardo e Yudi Hiroki| Foto: Letícia Coelho

O primeiro turno das eleições municipais de Curitiba terminou com Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) habilitados a disputar o segundo turno, em 27 de outubro. A votação aconteceu no último domingo (6). Além da disputa para a Prefeitura, também foram eleitos os 38 vereadores de Curitiba, com um recorde de mulheres eleitas.

A votação começou às 8h e terminou às 17h, com 1.423.722 aptos a votar em 10 zonas eleitorais, distribuídas por 4.048 seções eleitorais, em 419 locais de votação. As primeiras urnas começaram a ser apuradas por volta das 17h. O trabalho terminou às 19h30.

Cristina liderou durante quase toda a contagem dos votos, mas, nos últimos 15 minutos de  apuração, Pimentel ultrapassou a candidata do PMB. Pimentel teve 33,51% dos votos válidos, o que equivale a 313.347 votos; já Cristina obteve 31,17%, que equivalem a 291.523 dos votos. 

Quando a apuração se deu por encerrada, os candidatos foram até a sede do TRE, no bairro Prado Velho, para encontro com a imprensa e apoiadores. Eles também falaram sobre as expectativas para o segundo turno.

A candidata Cristina afirmou que, neste segundo turno, os debates serão mais justos, pois agora os dois postulantes têm igualdade de condições. Durante toda a campanha do primeiro turno, ela se queixava de não ter o mesmo tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão que os adversários.

Já o candidato Pimentel se disse pronto para enfrentar o segundo turno e ainda mais pronto para governar a quinta maior cidade do país.

A nova votação acontece no dia 27, um domingo, no mesmo horário e com as mesmas regras do primeiro turno.

Conheça mais sobre a candidata Cristina Graeml 


Conheça mais sobre o candidato Eduardo Pimentel

 

Autores