Ducci propõe carteira de vacinação atualizada para matrícula em escolas

por Pedro Fernandes
Ducci propõe carteira de vacinação atualizada para matrícula em escolas

Candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSB foi o último entrevistado nas sabatinas do jornal Bem Paraná

Por Pedro Fernandes | Foto: Yudi Hiroki 

Candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSB, Luciano Ducci participou da sabatina do Jornal Bem Paraná nesta sexta-feira (20), sendo o último entrevistado da série. Durante sua participação, Ducci defendeu o investimento na comunicação e conscientização sobre campanhas vacinais. Para ele, é fundamental reabrir todos os postos de saúde e aumentar as equipes de agentes comunitários. Ducci mostrou firmeza no incentivo à vacinação infantil, defendendo que seja exigida a carteira de vacinação atualizada para matrícula em escolas municipais. “Vacinação é um direito da criança, não uma decisão exclusiva dos pais.”

Apoiado pelo Partido dos Trabalhadores na corrida à Prefeitura de Curitiba, Ducci tem se visto obrigado a explicar seu voto favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele diz que a decisão foi motivada pela posição do seu partido. “O PSB decidiu apoiar o impeachment, e eu sempre sigo as decisões partidárias”, afirma.

Sobre seu apoio anterior à operação Lava Jato, Ducci demonstrou arrependimento e decepção, referindo-se ao que chamou de “um conluio criado para conduzir operações de forma política”. Ele ainda acrescentou: “Foram conduzidas de maneira que permitiram a interferência de Sergio Moro no processo eleitoral de 2018, terminando em sua nomeação como ministro do Bolsonaro.”

ASSISTA À SABATINA COMPLETA

Ducci também criticou o atual vice de Eduardo Pimentel, Paulo Martins (PL), por ser antivacina. Segundo ele, não se pode aceitar candidaturas que apoiam o golpe e são contra a democracia. “Cada um tem o vice que merece”, diz.

O candidato reconhece a demanda popular por uma tarifa de ônibus mais acessível e expressa sua intenção de reduzi-la, embora tenha admitido que não pode garantir que a licitação de 2025 atenderá a essa expectativa.

Em relação à participação feminina no governo, Ducci garante que, caso eleito, as mulheres ocuparão cargos de destaque na administração municipal, ressaltando a importância da contribuição feminina para a gestão eficiente da cidade. Entre as propostas, mencionou a criação de um Hospital da Mulher no Bairro Novo, com foco em ginecologia, e a reedição do programa “Mãe Curitibana”, que asseguraria vaga na creche para o bebê desde o primeiro pré-natal. Além disso, reafirma o compromisso de combater a violência contra a mulher por meio da ampliação da Guarda Maria da Penha.

Por fim, o candidato revelou seu desejo de contar com o apoio do presidente e do vice-presidente da República em sua campanha. “Quero que venham a Curitiba e nos apoiem. Seria muito importante para nós”, afirmou Ducci.

Reveja todas as sabatinas:

09/09: Samuel Mattos (PSTU)

10/09: Cristina Graeml (PMB)

11/09: Ney Leprevost (União)

12/09: Eduardo Pimentel (PSD)

13/09: Maria Victoria (PP)

16/09: Andrea Caldas (PSOL)

17/09: Felipe Bombardelli (PCO)

18/09: Luizão Goulart (Solidariedade)

19/09 Roberto Requião (Mobiliza)

20/09 Luciano Ducci (PSB)

Autor