Andrea Caldas critica gestão atual e propõe revitalização cultural para Curitiba

Candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PSOL foi a entrevistada do Bem Paraná no terceiro dia de sabatinas do jornal
Por Marcelo Xavier | Foto: Ricardo de Siqueira
A candidata à prefeitura de Curitiba Andrea Caldas (PSOL) apresentou uma visão crítica da gestão atual do município, que ela caracteriza como monárquica e não republicana. A fala foi feita na última segunda-feira (16), durante mais uma entrevista da série de sabatinas realizada pelo Portal Bem Paraná.
A candidata destacou problemas que, segundo ela, resultam do abandono do planejamento das políticas públicas por parte da administração. “Há uma insatisfação muito grande da população sobre quase tudo que é feito por eles. Existe uma falta cabal de planejamento”.
SAIBA COMO FORAM AS OUTRAS SABATINAS
– “Eleições são literalmente uma farsa”, afirma candidato do PSTU, Samuel de Mattos
– Cristina Graeml assume não ter propostas para mulheres por considerá-las divisão de “seres humanos em caixinhas ideológicas”
– Ney Leprevost se exclui da polarização Lula-Bolsonaro e quer Moro como governador
– Pimentel afirma ser o candidato de Bolsonaro, mesmo sem apoio público do ex-presidente
– Maria Victoria diz que aguarda apoio de Bolsonaro até o fim da campanha
– Felipe Bombardelli propõe salário mínimo de R$ 7 mil para funcionários públicos de Curitiba
ASSISTA À SABATINA COMPLETA
Andrea enfatizou que a atual gestão falhou em criar políticas eficazes para lidar com esses problemas e não promoveu concursos públicos nos últimos anos. Segundo ela, a falta de planejamento e a ausência de políticas preventivas nas questões sociais são evidências claras do abandono da gestão.
Uma das propostas apresentadas pela candidata do PSOL foi a utilização de prédios desocupados no centro da cidade para criar habitações populares. Segundo a candidata, essa medida ajudaria a resolver a distância entre local de trabalho e casa dos cidadãos, já que os locais poderiam ser habitados pelos próprios trabalhadores da região central.
Como uma de suas propostas para revitalizar a cidade, Andrea apresentou a ideia de criação de um corredor cultural, que busca motivar a instalação de bares, cafés e livrarias no centro de Curitiba, por meio de incentivos no IPTU. “A ideia é gerar uma diversidade de espaços que atraia mais visitantes e moradores para o centro, promovendo a popularização e a revitalização da área central da cidade“, afirmou a candidata.
Além disso, Andrea abordou o problema da tarifa elevada dos ônibus e a redução da frota de transporte público aos domingos, que, em sua visão, são questões que afetam diretamente a mobilidade dos curitibanos. Ela também mencionou a falta de vagas em creches como um dos principais problemas enfrentados pelos cidadãos e criticou a falta de políticas sociais eficazes que poderiam prevenir ou mitigar esses problemas.
Por fim, Andrea destacou que a inclusão da voz popular nas decisões políticas será um compromisso e enfatizou a importância de governar com a participação ativa da população, descrevendo a ideia de envolver os cidadãos como o “12° jogador” no governo. “Não vou negociar propostas da Prefeitura; mas, sim, propostas de escolha da população”, disse a candidata do PSOL.
Sabatinas
Quem comanda a Sabatina Bem Paraná é a jornalista Martha Feldens. As jornalistas convidadas para participar das entrevistas são Lenise Aubrift Klenk, Katia Brembatti, Roberta Canetti, além da chefe de redação do Bem Paraná, Josianne Ritz. Cada entrevista deve durar 40 minutos e será transmitida ao vivo pelo YouTube do Estúdio Bem Paraná, no Facebook, e Instagram do Bem Paraná. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 6 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para escolher os representantes para três cargos municipais: prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Reveja todas as sabatinas e confira a agenda das próximas:
-
- 09/09: Samuel Mattos (PSTU)
- 10/09: Cristina Graeml (PMB)
- 11/09: Ney Leprevost (União)
- 12/09: Eduardo Pimentel (PSD)
- 13/09: Maria Victoria (PP)
- 16/09: Andrea Caldas (PSOL)
- 17/09: Felipe Bombardelli (PCO)
- 18/09: Luizão Goulart (Solidariedade)
- 19/09 Roberto Requião (Mobiliza)
- 20/09 Luciano Ducci (PSB)