Centro cultural da PUCPR recebe exposição que promove conscientização ambiental

E exposição “Terras que nos habitam, da artista Isabelle Catucci, tem entrada gratuita
Por Cibeli D’Oliveira| Imagens: Cibeli D’Oliveira
Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a artista Isabelle Catucci exibe suas obras no Centro Cultural do campus Curitiba. A exposição se chama ”Terras que nos habitam” e conta com obras autorais que buscam conectar o expectador e o meio ambiente, gerando conscientização sustentável. Algumas das obras são interativas e se transformam a cada dia da programação, que se estende até 11 de outubro.
A exposição trabalha com diversas linguagens artísticas, que buscam mostrar o lado forte e frágil da terra, sensibilizando e reconectando os laços entre as matérias primas e o ser humano.
A artista, que também é professora e investigadora, conta que algumas de suas inspirações para as obras estão relacionada a vivências de infância, o convívios do dia a dia. “Artistas que trazem propostas críticas sobre a terra com a terra, que incentivam a pensar o gesto, a participação, a relação social e politica, são artistas que me inspiram, de alguma maneira”.
Gerente da PUCPR Cultura, Douglas Moreira afirma que ”a terra é um elemento de transformação, e essa é um pouco das mensagens que a exposição passa, para quem vier vivenciar essa experiência”
A exposição traz consigo a inversão de papeis, considerando que normalmente é dito que “nós habitamos a terra”. Com essa troca, as obras nos fazem conectar com a natureza, mexer na terra, sentir seu cheiro, textura. Junto com a visão crítica da autora, reentender a importância de cuidar e preservar .
“Esse grande tema que é quase impossível de circunscrever ‘a terra’, porque é holístico é tudo, ele também é algo que me aproxima daquilo que é quase impossível de ter percepção”, diz a artista
SERVIÇO
O quê: Exposição Terras que nos habitam
Dias e horários: De segunda à sexta, das 9h às 21h; e aos sábados 9h às 15h. Até 11 de outubro (sexta-feira)
Local: Centro Cultural PUCPR, Campus Curitiba
Ingresso: Entrada gratuita