6. Conceito e escolha pessoal

É justificado o estopim repentino da tatuagem nos últimos anos como sinal de modismo. O desaparecimento rápido e gradual do preconceito nos meios sociais e profissionais é encorajador, mas antes de decidir carregar uma marca para toda a vida – mesmo que de sua escolha – é necessária boa apuração de seus prós e contras.
O conceito da tatuagem, antes solidamente criminoso e negativo foi carregado erroneamente através de muitos anos. Tatuagem não tem a ver com competência profissional ou caráter: é aceitação social. É admitir a escolha de alguém em ter arte em seu próprio corpo. “Ainda há muito preconceito em relação ao assunto. Associa-se o tatuado ao usuário de drogas, a indivíduos contestadores”, diz o sociólogo e antropólogo Sérgio Vicentin. Vicentin acredita que embora certas carreiras profissionais nunca expressarão mudança o suficiente em seus tradicionalismos para uma aceitação completa do tatuado, a popularização da tatuagem será contínua em muitos campos. Por fim, atenta: “O modismo é sazonal, mas o fenômeno jamais desaparecerá”.
1. Introdução
2. O tatuado no mercado de trabalho
3. A tatuagem como estratégia de marketing nas grandes corporações