5 sites e apps que ajudam a detectar políticos corruptos

por Ex-alunos
5 sites e apps que ajudam a detectar políticos corruptos

Conheça plataformas que podem te ajudar a descobrir o histórico do seu candidato

Por Emilia Jurach e Paula Moran

Em ano de eleições, a preocupação sobre o combate à corrupção é sempre um assunto em destaque. Com isso, podemos observar que, ultimamente, a tecnologia tem sido uma forte aliada em inovação para promover a transparência acerca da política no Brasil. O uso de novas tecnologias pode ajudar – e muito – no entendimento sobre o que realmente acontece e o que é realizado pelo poder público.

E para incentivar a participação da população em assuntos como este, startups desenvolveram aplicativos e sites que exploram e detectam dados de políticos corruptos ou que disponibilizam dados sobre os gastos públicos, deixando o cidadão mais ciente do que está acontecendo.

A seguir, confira cinco plataformas que podem ajudar na luta contra a corrupção:

1. Detector de corrupção

O aplicativo Detector de Corrupção é uma iniciativa do site Reclame Aqui e foi desenvolvido para desmascarar políticos envolvidos em processos de corrupção. Para usar o aplicativo, é necessário tirar uma foto do político que se quer investigar e após o envio, imediatamente aparecem os processos de corrupção ou improbidade administrativa que ele responde na Justiça.

É possível fotografar em qualquer lugar com o aplicativo, seja por fotos da internet, ou em shoppings, ruas, revistas e jornais, e não é necessário fazer login. A entrada no aplicativo é totalmente livre.

O programa Detector de Corrupção faz parte do projeto “Vigie Aqui”, do site Reclame Aqui, e tem parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUCPR. Com essa parceria, vários alunos podem se inscrever e ajudar a enriquecer a plataforma, sendo dividido um político por aluno.

Onde baixar: o app está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

No Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.detectordecorrupcao&hl=en_US

Na App Store: https://itunes.apple.com/br/app/detector-de-corrup%C3%A7%C3%A3o/id1371472971?mt=8

 

2. Monitora, Brasil!

O aplicativo Monitora, Brasil! disponibiliza ferramentas para que a população entenda o que os políticos estão fazendo e o que fazem. No site do aplicativo, existe uma página que mostra políticos do Brasil inteiro envolvidos no escândalo da Lava Jato, detalhando acusações e o perfil de cada um, além de também ter a opção de comparar político, conhecendo a situação de cada indivíduo. O app é gratuito e está disponível para Android e iOs.

O idealizador da plataforma, Gustavo Warzocha, afirma que a iniciativa surgiu após as manifestações de 2013 e a ideia principal era facilitar o entendimento da população sobre o que os políticos realmente fazem e se trabalham para a comunidade. Em 2016 o “Monitora, Brasil!” se tornou uma Plataforma Multimídia, com página e grupo no Facebook, grupo no Whatsapp e Portal Internet.

Ele conta que a ferramenta utiliza os dados abertos fornecidos pela Câmara dos Deputados para as informações referentes às atividades realizadas pelos parlamentares no Congresso, e para as informações sobre a operação Lava-Jato, são utilizados dados fornecidos por informantes e monitores que fazem investigações online: https://github.com/HackersAtivistas/lavajato#fontes

Para Warzocha, o primeiro passo para o engajamento político começa pela transparência, pois significa que a sociedade terá oportunidade de ter acesso e entender as informações governamentais. “Uma vez que o Estado se torne transparente, existe a possibilidade da formulação de processos de participação e um maior engajamento da sociedade na política”, afirma.

Ele também acredita que o interesse do brasileiro por política têm aumentado: “Atualmente, o desenrolar da Operação Lava-Jato e a punição de diversas autoridades têm ajudado a chamar a atenção da sociedade para a política. O desafio agora é transformar a indignação em mudança com medidas construtivas”. E acrescenta: “É preciso conscientizar a sociedade, promover a participação popular e criar um ambiente para que a própria população fiscalize e proponha inovações para a melhoria da política brasileira”.

Onde baixar: app disponível para download nos sistemas Android e iOS.

No Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gamfig.monitorabrasil

Na App Store: https://itunes.apple.com/us/app/monitora-brasil!/id721186628?l=pt&ls=1&mt=8

3. Vigie Aqui

O Vigie Aqui é uma ferramenta de plugin para o navegador, que foi desenvolvida para destacar nomes de políticos de qualquer site ou lugar na internet. Com a extensão baixada, é possível passar o mouse em cima do nome e saber de todos os dados do político, além de pendências na justiça, se já esteve envolvido em escândalos, entre outros.

O projeto tem parceria com a PUCPR, e nele, os alunos podem se inscrever e ajudar no desenvolvimento da plataforma.

Segundo o Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUCPR Gabriel Kio, o aplicativo é bastante relevante pois há muitas informações falsas sobre política. “Ter uma plataforma com dados concretos facilita o embasamento da pessoa, ajuda ela a escolher um lado ou outro de forma instantânea”, explica.

A estudante Amanda Almeida, 25 anos, conta que utiliza a plataforma desde o início. Para ela, a utilização da tecnologia para esses fins são de mera importância, visto que a pessoa fica mais ciente do que está acontecendo na política do país. “Quando fiquei sabendo desses aplicativos e da plataforma do Vigie Aqui, em específico, fiquei ansiosa para baixar e divulgar para pessoas próximas, é algo muito útil”, completa.

Para o estudante Carlos Eduardo Senra, a plataforma é muito interessante, pois, com ela, ele pôde ampliar mais a sua noção de política de uma forma rápida e prática. “Acredito que as pessoas estão até mais engajadas na política, pois com esses sites, elas ficam com mais curiosidade para checar as informações”.

Onde baixar: https://chrome.google.com/webstore/detail/vigie-aqui-por-reclame-aq/fppgcbpmlfplbgmpcdlhjjniojgblded?hl=pt-BR

4. Corruptômetro

O site Corruptômetro foi criado para monitorar os gastos dos políticos no Brasil. Segundo eles, o objetivo principal é “encontrar a corrupção na sua origem, disfarçada em pequenos gastos”.

Os dados da plataforma são atualizados diariamente e são colocadas porcentagens indicando como está a situação. Por enquanto, pela falta de recursos, o monitoramento é feito somente em São Paulo.

Para manter o site e ampliá-lo para o Brasil, os criadores dependem de doações. Com isso, a pessoa que doar pode dizer que cidade está ajudando a custear, auxiliando no crescimento do site e aumentando a gama de cidades para atender.

Como acessar: http://corruptometro.org/

5. Extrato Público

O site Extrato Público é semelhante ao Corruptômetro. O projeto nasceu a partir da iniciativa de pessoas motivadas a ampliar a transparência de dados públicos de vereadores. “Ele visa facilitar o acesso e o monitoramento dos gastos através de gráficos análises e informação a respeito da máquina pública”.

A plataforma monitora desde os gastos mais simples, como compras de materiais de escritório ou combustível, a gastos maiores, como carros, especificando os gastos de cada vereador.

Como acessar: http://www.extratopublico.com.br/

Mas por que utilizar esses recursos?

Segundo o cientista político Gabriel Marcondes, com o grande número de veículos de comunicação, redes sociais e fake news, o eleitor precisa saber filtrar o que é mais útil para ele. “Em um ano de eleições como é o de 2018, a coleta de informações é feita por todos os lugares, então esses aplicativos surgem de uma necessidade urgente, facilitando o eleitor a coordenar o seu voto”.

Gabriel comenta também sobre a relação da imprensa com as pessoas no passado, em que os meios eram limitados e a informação censurada, e como os hábitos dos brasileiros estão mudando. “A televisão era o que tinha nas casas dos brasileiros, então era o único meio por onde eles coletavam informações”, conta.

Ele diz que na atualidade, na qual a televisão ainda é o meio mais popular, é muito importante surgirem essas novas tecnologias para oferecer novas possibilidades aos eleitores:  “Nós vivemos em uma fase em que os aplicativos estão aí, então precisamos torná-los ferramentas úteis no nosso dia-a-dia. Quem ganha somos nós, é uma iniciativa brilhante”, finaliza.

Fique atento, você também pode ser parte desse combate!

via GIPHY

Autor